sábado, 10 de outubro de 2015

Discurso Sobre Pushkin, o marco zero da carreira de Dostoievski


O post de hoje  fui buscar no número 1 da  Rus -Revista de Literatura e Cultura Russa, uma publicação da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciencias Humanas da USP. O artigo que selecionamos para esta postagem se refere ao  início da aclamação pública de Dostoievski, que se deu no Festival Pushkin, onde o autor de Crime e Castigo fez um discurso sobre o grande poeta russo.

Este festival aconteceu em 6 de junho de 1880, na reunião da Sociedade dos Amantes da Literatura russa, durante a inauguração de um monumento ao autor de Evggueni Onieguin, na atual Praça Pushkin (Pushkinaya Ploshad'), em Moscou.




O discurso foi publicado em agosto do mesmo ano no "Diário de Um Escritor", de Dostoievski(1) e você poderá lê-lo no link a seguir:


Para os conhecedores do idioma russo, caso seja do interesse, aí vai o texto em russo:

No artigo da revista Rus, a mestranda Giulianna Teixeira de Almeida aborda a repercussão  deste discurso, a reação de Dostoievski à aclamação pública, a reação de outros escritores e agentes culturais da época, bem como do público em geral: foi apoteótico, tudo contextualizado no ambiente político e histórico de então. Este contexto foi muito bem refletido no discurso, sendo um dos ingredientes para o sucesso imediato. A autora do artigo esmiúça detalhadamente o acontecimento, com base numa rica bibliografia, analisando também o discurso em si. 
Não vou me estender, para não ficar cansativa, uma vez que os textos linkados aqui já são extensos.  Fiquem com eles e boa leitura.



____________________________________________________________________

Notas da Milu
(1) O livro reúne crônicas jornalísticas escritas, em sua maioria, numa época de grande turbulência na vida política do povo russo, trazendo algumas crônicas políticas. Outras páginas são dedicadas a grandes processos criminais, a correspondências com estudantes, observações sobre a decadência da alta burguesia europeia.

Fontes:
- Livro Diário de Um Escritor, de Dostoievski. Ed.brasileira da Ediouro/Clássicos de Bolso.

http://culture-into-life.ru/

Nenhum comentário:

GOSTOU DO BLOG? LINK ME

www.russiashow.blogspot.coms