magem acima extraída de livro para crianças, ainda da URSS, quando tudo se fazia para mitificar Lenin, figura quase "sacra" para o regime...
Meus amigos russos costumam rir de mim, devido ao fato de eu ter ido visitar o mausoléu de Lenin e de ter me emocionado diante daquele homem, aparentemente dormindo, que tanto mudou a face da terra que amo: a Rússia. Não vou entrar em detalhes sobre seus erros e acertos: o fato é que Lenin tirou a Rússia da era medieval e a lançou no século XX.
Diante dele, no mausoléu, fiquei tão emocionada, que o guarda teve que me chamar a atenção: a ordem é não parar, apenas passar pelo sarcófago.Mas eu estava encantada, olhando para aquele homem que aparentava estar vivo: bonito, muito bonito, a única indicação de seu real estado são as unhas, ligeiramente arroxeadas.
Os guardas são impacientes e rigorosos: "não pare, não pare, siga em frente". O jeito foi sair do mausoléu, mas a impressão que ficou em mim restará para sempre como lembrança de minha primeira ida a Moscou, em setembro de 2002 (depois, já não quis mais entrar no mausoléu, talvez por medo de quebrar o encanto)...
A partir de tais lembranças me veio, então, a curiosidade de saber como era este líder soviético, antes de usar sua tradicional barbicha e bigode e de ficar careca. Saí em busca, o resultado está nas fotos a seguir: um percurso pela vida de Lênin, desde criança, quando ainda era o pequeno "Valódia", até seu fim de vida, já como o "camarada Lenin"..Ele não foi sempre assim:
Houve um tempo, quando ele era apenas o Valódia, quando ainda nem sonhava com a revolução, em que ele era bem diferente:um russinho lindo...de vasta cabeleira loira! Aí abaixo, ele tinha só 4 aninhos.
Pela foto acima, fica até mais fácil localiza-lo no meio de sua numerosa família (o loirinho sentado à sua direita):
Acima, com a irmã e, a seguir,pulamos para 1887, quando Lenin tinha 17 anos de idade:
Agora, aos 21 anos, em 1891,, já com a barbicha, bigode e fartas entradas nos cabelos, prenunciando sua futura calvície...Aí começava a nascer o rosto que se tornaria conhecido como o camarada Lenin.
Em 1895 sua futura aparência já está bem delineada:
Em 1908, com o escritor Maksim Gorki:
1917: agora, sim, é o tovarishtch Lenin.
Em 1918:
Em 1922, com Nadezhda Krupskaya, sua esposa:
Em 1923, pertinho de sua morte (1924):
Fotos sem data conhecida:
Com seu sobrinho
Em São Petersburgo
Abaixo, com Stalin:
O fim, no sarcófago, 1924:
Album de família:
Aleksandr, o irmão mais velho, também revolucionário (acima) e a irmã Maria, abaixo:
O irmão Dmitri:
Maria e Dmitri, na foto seguinte:
A irmã Anna e, a seguir, a caçula Olga:
Agora, o pai, Ilyá Nikolaevitch, de quem Lenin puxou a aparência:
A mãe, Maria Aleksandrovna:
A esposa, Krupskaya:
Ficou faltando ainda a parte das "fofocas" relacionadas a ele: a primeira, seria de seu suposto filho, com uma amante da Letônia. Isto será matéria de um outro post.
Outra fofoca, diz respeito a um seu irmão gêmeo, Serioja, que eu julgo ser montagem e, por isso, não publiquei. Estou pesquisando junto a algumas pessoas - soviéticas- a procedência desta notícia. Caso haja a mínima chance de ser verídica, publicarei, mas -sinceramente, acho nada digna de confiança, apesar de a internet russa estar repleta de fotos deste tal gêmeo.
Acima: um dos discurso de Lenin .
Créditos:
www.uikipedia.org/wiki
http://www.m-i-e.ru/
Um comentário:
Parabéns pelo site. Sou de origem italiana mas sou apaixonado pela Rússia, um país de muita cultura e com uma história maravilhosa.
Postar um comentário