segunda-feira, 23 de agosto de 2010

BAIXAR FILME: AS DOZE CADEIRAS (VERSÕES CUBANA, RUSSA E AMERICANA DA OBRA DE ILF E PETROV)


Já comentei, em outros posts, sobre a obra de Ilf e Petrov, com destaque para "As Doze Cadeiras", obra prima da literatura russa contemporânea.Hoje posto três filmes rodados, em países diferentes, com base neste livro: o filme russo de 1971, intitulado 12 stuliev, o similar cubano - 12 Silas e o americano - Bamzé na Rússia 12 Chairs. Esta é a prova mais contundente da excelência da obra de Ilf e Petrov, imortal, como imortais são  os outros escritores russos que antecederam esta dupla.

A versão americana, dirigida por Mel Brooks,  foi rodado em 1970. Do elenco participam  Ron Moody, Frank Langella e Dom de Luise.Este filme, conforme a Sonia informa em seu blog, foi censurado pela ditadura militar brasileira, só sendo possível encontra-lo via internet.


O download do filme AVI, legendado , você pode fazer no blog  SoniaSSRJ:


http://soniassrj.blogspot.com/2010/03/banze-na-russia-twelve-chairs-1970.html


O Filme  cubano é o mais antigo: de 1962. Teve como diretor Tomaz Gutiérrez Alea e, no elenco, os atores Reinaldo Miravalles, Enrique Santisteva e Adriano Domingues.

A base do filme é o livro dos russos Ilf e Petrov, com algumas adaptações: na película cubana, 
os personagens vivem em Cuba. Vobyaninovfoi batizado, latinamente, de  "Don Hipólito e foge da revolução castrista, emigrando para os EUA, mas retornando secretamente à Cuba, a fim de buscar as jóias escondidas em antigos móveis. Ele é auxiliado, em suas buscas, por um antigo criado, a quem ele promete metade do "produto".A correria por museus, arquivos, etc, é a mesma do livro.As aventuras do "grande maquinador" não sofrem muita alteração, até acharem as cadeiras, que não continham tesouro nenhum. 
As mudanças feitas não tiram o prazer da história, sendo, muitas vezes, adaptações necessárias à uma cultura diversa da cultura russa e a um momento conjuntural distinto do contexto da revolução cubana em relação à bolchevique, que vivia um período de relativa abertura  proporcionada pela política da NEP (Nova Política Econômica).

DOWNLOAD:
(sem legendas)



Parte 3


Parte 4

fonte:kinozal.tv
Por fim, a filmagem soviética, com direção  de Leonid Gaidai, com certeza a mais fiel ao livro e a que mais prazer me causou (sem legendas, infelizmente, só servindo à turma que fala ou estuda a língua russa):

Estrelando:
Archil  Gomiachivili, ,  SerСергей Philippov, Mikhail Pugovkin, NatalyaKrachkovskaya,Natalya Vorobyeva, Glipikerya Bogdanova-Tcheskokova, NinGrebechkova, Yuri Nikulin, Natalya Valrei, Klara Rumynova.

DOWNLOAD
http://rapidshare.com/files/165879166/12_chairs-part1.part1.rar 


SENHA: 


Igrushka

Nenhum comentário:

GOSTOU DO BLOG? LINK ME

www.russiashow.blogspot.coms