domingo, 22 de agosto de 2010

VODKA RUSSA: PRA LÁ DE GOSTOSA!


Já que o assunto é a Rússia, necessário se faz falar da Vodka, sua bebida típica e que nada tem de semelhança com o sabor do que se conhece por vodka por aqui. Não sou conhecedora de bebida alcoólica, até, porque, não bebo. Detesto álcool, não sobrando espaço, na minha vida,  nem para a tradicional cervejinha. Mas não poderia deixar de provar da bebida, a fim de poder comparar o sabor da Vodka produzida lá com a produzida aqui e foi exatamente o que fiz. Gente, é impressionante: o sabor da vodka russa, da legítima, me agradou tanto, como eu nunca poderia imaginar. É leve,super suave,  quase que inodora.. Gostei muito, mas muito mesmo. Aliás, todos os que vêm aqui em casa sempre pedem um pouco da vodka russa, que faz sucesso entre meus hóspedes e visitas.

Seu teor alcoólico é de 40%, ou seja, é uma bebida forte, mas que, pela sua altíssima qualidade, você pode tomar pura, como aperitivo. Ela é produzida a partir de matérias primas vegetais, tipo a batata, cevada, trigo, centeio, ervas, figos, etc.O alto teor da temperatura de filtragem, neutraliza o aroma dos cereais.

Os russos bebem a vodka em qualquer ocasião, sempre acompanhada de algum petisco gostoso, sobretudo de caviar. Nas lojas de Moscou e São Petersburgo, te servem vodka com pãozinho e caviar, assim como no Teatro Bolshoi e no Circo de Moscou, onde, nos intervalos dos espetáculos, você se dirige ao saguão, a fim de saborear da bebida com caviar. Faz parte da gentileza russa. Fantástico!

A vodka Yuri Dolgoruki e aStolichnaya são as que mais sucesso tem feito entre os que visitam minha família.A Yuri Dolgoruki e a Stolichnaya, pelo que sei, são as duas melhores da região produtora (Rússia, Bielo-rússia e Ucrânia) A Standart (produzida em São Peterburgo) e a Diplomat  também são excelentes. A Charodei, da Bielo-rússia, também deve ser mencionada. Fotos a seguir:
- Yuri Dolgoruki:
A mesma vodka, com embalagem  especial, em forma de coroa:
Vodka Stolichnaya:
 Vodka Standart:
Para finalizar, resta dizer que a vodka russa custa muito barato: a Yuri Dolgoruki, por exemplo, tida como a melhor delas,  está custando, em média, um equivalente a R$ 8,00, é mole?

3 comentários:

Anônimo disse...

Aksínia, onde você as encontra para comprar?
Obrigado, Alexandre

Milu disse...

Aqui no Brasil desconheço onde se venda a Yuri Dolgoruki. Me parece que para exportação o teor alcoólico aumenta, para fins de conservação do produto. Você poderia pesquisar junto à Tchayka, empresa especializada no turismo para a Rússia. Eles não vendem vodka, mas com certeza poderão informar onde vc pode encontra-la no Brasil. As minhas são todas trazidas de lá, ou por mim, ou por aigos que vão para la. Mas, com certeza o pessoal da Tchayka ou da Câmara do Comércio Brasil-Russia poderá te informar. Os endereços são:
www.tchayka.com.br
http://www.brasil-russia.org.br/

Anônimo disse...

Obrigado. Alexandre

GOSTOU DO BLOG? LINK ME

www.russiashow.blogspot.coms