terça-feira, 29 de novembro de 2011

MORRE A FILHA DE STALIN SVETLANA ALLILUYEVA


Morre a filha de Stalin, Svetlana Yossifovna Alliluyeva, nascida de seu segundo casamento. Svetlana é  uma "velha amiga" deste blog, uma vez que venho publicando, por diversos posts, suas famosas cartas, que compõem o livro "Vinte Cartas a Um Amigo", no qual ela nos passa uma imagem de Stalin surgida de suas lembranças e de tudo o que ela ouviu  no seio da família e entre amigos, no decorrer de sua vida. De suas páginas sai  um Stalin mais desmistificado, mais vivo. O interessado pode ler os referidos posts Aqui.
Veja um pouco de Svetlana no vídeo a seguir, com legendas em inglês:

 
 
Nascida em fevereiro de 1926 na então Leningrado (São Petersburgo), Svetlana e foi a única filha de Stalin, que teve mais  três filhos, todos homens: daí pode-se o porquê de Svetlana ser o seu xodó.
Os outros filhos do ditador foram: Vassiliy, Yakov e Artem. Sobre Yakov, único filho do primeiro matrimônio de Stalin,  você pode ler em uma das cartas de Svetlana, uma das primeiras que postei. Ele foi o filho que Stalin deixou morrer nas mãos de Hitler, ao se negar a troca-lo por prisioneiros naziztas...(foto abaixo).
Pelas cartas e entrevistas de Svetlana, a gente pode notar que ela tinha uma personalidade forte, firme e bastante emocional, fruto da criação que teve e do meio em que viveu. Criada no meio ateísta, Svetlana se dizia feliz por integrar o rol dos que precisavam de Deus para viver. 
Svetlana morreu nos EUA, onde vivia desde seu qurto casamento, com o americano William Petters, em 1970. Desde então, ela viveu na Inglaterra, por dois anos, na URSS, por mais um ano e nos EUA até seu falecimento.


Ela teve três filhos: Katia e Iossif, mesmo nome de seu pai (Stalin), vistos na foto acima. Ele é filho de seu primeiro casamento, com um  colega de escola de seu irmão Vassiliy - Gregori Morozov. Katia é fruto de seu segundo casamento,com Yuri Jdanov. De seu quarto marido teve mais uma filha:Olga.Não sei se teve filhos do terceiro matrimônio.
Svetlana, que nunca teve dinheiro, nunca foi rica, vivia em um lar para idosos e faleceu, a 22/11/2011, de câncer de cólon.
M.D.

fontes:
Livro Vinte Cartas a Um Amigo
http://www.rummuseum.ru/
www.ug.ru

Nenhum comentário:

GOSTOU DO BLOG? LINK ME

www.russiashow.blogspot.coms