sábado, 18 de junho de 2011

DIRETO DOS CONTOS DE FADAS RUSSOS: BABA YAGA(com filme para download e texto)

Baba( Yaga é uma personagem saída direta do folclore e mitologia dos povos eslavos, principalmente dos contos de fadas.

Em primeiro lugar, vamos ao significado de Baba: em russo баба. palavra que significa mulher, camponesa, velha (dicionário N.Voinova- portu.russo/russo/português).
Agora, quem é Baba Yaga?
Trata-se de uma velha feiticeira, dotada de poderosa força mágica. Por suas características, se aproxima mais daquilo que conhecemos por bruxa, sendo um personagem bastante negativo, que atrai a si, através de suas artimanhas, bons jovens e pequerruchos, e os coloca no forno para assar e...comer!

Os ossos e crânios das vítimas, como ainda veremos, terão utilidade em sua moradia. Suas vítimas, ou o espírito delas, a acompanharão, eternamente no seu pilão, dirigido pelo socador(do pilão)

Seus atributos são muitos e variáveis: é capaz de fazer conjuros, de voar em um pilão, de reduzir seu tamanho e é desta forma que viaja em seu pilão..É feia, velha e ossuda. Os seus rastros, ela apaga com uma vassoura, evitando, assim, que seja encontrada.

.Mora na floresta, em uma pequena izbá móvel, equipada com patas de galinha e cercada por um muro feito de ossos humanos com crânio, já se viu como conseguidos...

De acordo com especialistas em folclore eslavo, existem três tipos de Baba Yaga:
.a generosa, que dá ao herói do conto um cavalo ou outros objetos mágicos;
. a sequestradora de criancinhas;
.a guerreira, que combate os que "não estão na vida, mas na morte" -uma espécie de deusa das batalhas...
Assim, às vezes a velha Yaga é boa, vem para ajudar, dar conselhos, transmitir conhecimentos. Outras vezes, é muito cruel...Este seu aspecto dual está ligado à duas imagens da "senhora da floresta" , que - por um lado -serve a rituais de iniciação, lidando com sacrifícios animais e, por outro, transmite conhecimentos ao iniciado, tem sabedoria. Seduz e repele.

A gente nota tal dualidade em muitos contos, quando a velha Yaga, já pronta para comer sua vítima, mas - já tendo comido muito ou muito bebido, acaba por liberta-lo, dando-lhe algum objeto mágico pertencente a ela mesma, ou certos conhecimentos secretos, ou então, o herói consegue escapar correndo a pernas soltas, malgrado todo o poder de Yaga...

Existem várias teorias para a origem do mito, portanto, não nos deteremos agora neste ponto,por controverso que é, mas alguns de seus componentes podem ser facilmente localizados em costumes antigos. Assim é que, entre os países eslavos, antigamente,os mortos eram enterrados em uma casinha, localizada acima do solo, em troncos muito altos, com suas raízes emergindo por debaixo da terra, fazendo lembrar pés de galinhas, o que, certamente, serviu de base para a descrição da casa da velha Yaga.

Quanto à figura da velha, pode ter se derivado da sacerdotisa que comandava os rituais de cremação, em muitas tribos eslavas. Segundo algumas fontes, ela "abatia os animais que eram oferecidos em sacrifício a favor do morto, e "abatia", também, as concubinas e as lançava ao fogo crematório, junto com o defunto".

Não existe uma lenda única ou um conto único a respeito de Baba Yaga: em cada parte do mundo eslavo existem diversos contos. Na Rússia, onde esta personagem ficou muito popular, também existem muitas histórias diferentes. Por lá, Baba Yaga conseguiu "se infiltrar" em obras de escritores e poetas, tais como Pushkin (, V.A.Zhugovski, Alekssei Tolstoi, entre outros.No prólogo de "Ruslan e Ludmila" há referencia à uma cabana com pernas de galinha...

Baba Yaga é tão popular na Rússia, que originou filmes, desenhos animados, e muito mais.
Nas telas podemos citar:

- Vassilissa Prekrasnaya (Vassilissa, a bela)(de A.Row)
- Morozko (traduzido em inglês para Jack Frost), do diretor russo Alexander Row;
-Zolotoi roga(o chifre dourado), também de Row
-Lá, no caminho desconhecido (Tam, na nevedomyh dorojkah) e muitos outros.
Na maioria dos filmes, o papel de Baba Yaga foi desempenhado por um homem:Gueorgui Frantsevitch Millyar:
A seguir, um desenho animado:
Existem, também, muitos jogos online e para download com esta personagem.
A história, uma das inúmeras que existem, você poderá baixar no link abaixo.
BAIXAR AQUI

Um comentário:

Morgana disse...

Querida Milu adorei o seu blog, você está de parabéns, seu blog me passou sensações muito boas.Quando der passe no meu para me fazer uma visita. Beijos!

GOSTOU DO BLOG? LINK ME

www.russiashow.blogspot.coms