terça-feira, 22 de março de 2011

MAIS UM PARENTE VIVO DE LENIN: VIKTOR BLANK

Com minha mania de genealogia, acabo de descobrir mais um descendente de Lenin. que, no dia 22 de abril, faria  140 de idade.Como o líder dos bolcheviques não teve herdeiros, trata-se de mais um parente - apesar de distante - de Lenin: seu primo de quinto grau,  Viktor-Faitelberg -Blank, na foto acima.


Viktor é escritor, historiador  e médico e vive em Odessa, na Ucrânia.Atua como presidente da Associação Médico-Farmacêutica de Odessa.

 Em 1992, foi agraciado com o título de "Cidadão Honorário da Rússia", em virtude do tratamento desenvolvido por ele para infertilidade e utilizado na cura de mais de mil cidadãos russos.

A respeito de Lenin, Viktor fala um pouco para o jornal Izvestia, desfazendo alguns mitos e lendas sobre o famoso dirigente russo.Diz ter sido Lenin um ardente apaixonado pelas mulheres; fala de seu relacionamento com Innessa Armand (assunto de post neste blog);do boato de que eles teriam tido um filho (nunca comprovado). Fala que surgiram várias pessoas reivindicando serem herdeiras de Lenin.Também nada se comprovou, nunca.
Viktor disse, ainda, que em Moscou vive a sobrinha de Lenin, filha de Dmitri(já postada no blog, também), que - segundo Viktor, vive de maneira super modesta, assim como modestamente vive, também, o sobrinho neto de Lenin,também chamado Dmitri, assim como seu avô, padre na cidade de Ivánov.

Finalmente, Viktor fala da religiosidade da família Ylyanov: disse que todos passaram a abraçar o ateísmo, por causa de Vladímir Ilitch, mas todos foram batizados e que o próprio Lenin e Krupskaya, ambos ateus, se casaram segundo os cânones da Igreja Ortodoxa. Sua avó materna, da família Blank, era uma devota fervorosa: de origem alemã, era luterana.

O entrevistador pergunta sobre uma fofoca, ouvida por ele, de que Ilya Ulyanov não seria o verdadeiro pai de Lenin e sim uma personalidade pública da época,  Ivan Prokovski, ao que Viktor responde achar impossível que um boato deste tenha fundamento, pelo fato de a família Ulyanov ter sido uma família partriarcal e, também, pelo fato de Maria Ulyanova não ter sido bonita, acrescentando que já correram boatos, inclusive, de que ela havia sido amante de um dos Romanov, mas tudo isto não passa de fofoca absurda.

A pedidos do secretário do Comitê Central - Pospelov, nos finais da década de  40 do século passado, a avó de Victor, Rozalia Yakovlevna Blank, escreveu suas memórias, em nove folhas, hoje guardadas no Museu Lenin de Moscou. De acordo com as sua avó, ela foi com a mãe de Viktor para Simbirsk, hoje Ulyanovsk, onde vivia a família de Lenin, nem miseravelmente, nem muito abastada. Tinha uma casa com 12 cômodos, no centro de Ulyanovsk. A avó se lembrava muito bem da casa feita de madeira, como o assoalho rangia.Era modesta e aconchegante. Os Ulyanov eram hospitaleiros, educados, de família culta. Presentearam a avó e mãe de Victor. Na casa havia muitos ícones.Sua avó morreu pouco tempo depois, ao completar 85 anos.Foi sua avó, também, a única, de toda a família de Lenin, a receber pensão do Kremlin.Talvez tenha sido este o agradecimento de Pospelov pelas memórias de Rozalia.

À pergunta do Izvestia sobre o porque de os parentes de Lenin nunca terem antes falado nada sobre ele, respondeu Victor que no período de Stalin era arriscado falar sobre Lenin. Isto poderia resultar em até 15 anos de prisão. Por isso todos os parentes, inclusive os de Krupskaya, mantiveram silêncio.
Depois de algumas perguntas bobas, que nem vale a pena transcrever (tipo 'você se parece com Lenin' e coisas do gênero), Viktor negou que Lenin tenha sido assassinado por Stalin: afirmou ter falecido em decorrência de sua doença. Disse que Stalin foi o mais próximo de Lenin, que, por sua vez, temia Trotsky e havia escolhido Stalin como seu sucessor. Afirma isto como historiador que é. Stalin participou pouco da revolução, mas era firme.

No mais, falaram sobre estar na hora de enterrar Lenin segundo as tradições Cristãs, de enterra-lo como um ser humano comum, inclusive devido ao alto custo de manutenção do Mausoléu (mais de um milhão de dólares/ano). Quanto a tirar seus monumentos, ele é contra: trata-se da história do povo russo.

A avó de Victor, prima em segundo grau da mãe de Lenin, se mudou para Odessa em 1870, indo trabalhar como médica numa "Zémstvo(*)".Lá nasceu Victor, em 1934.

Redação: Milu Duarte, com base no texto em russo editado no http://horizonnews.com.au/


______________________________________________________________

Notas:
(*)Sistema de administração local, introduzido para assuntos diversos, tipo transportes, comércio, assistência médica, etc.



fonte: http://www.jewish.ru/

Um comentário:

pauloorion2017@gmail.com disse...

Viva Lenin!

GOSTOU DO BLOG? LINK ME

www.russiashow.blogspot.coms