domingo, 12 de abril de 2015

Uso de Abreviações na Língua Russa e Dicionários de Abreviações para baixar

 Na língua russa, algumas denominações e rótulos eram (e ainda são) extremamente longos para uso cotidiano. Este fato afetava, de maneira especial, artistas encarregados de criar placas denominativas das diferentes instituições: era uma tarefa árdua, para eles, conseguir com que uma inscrição  tipo "«Научно-исследовательский институт электронной коммерции и баннерных систем» 


(Naúchno-Isledovatel'skiy Institut Elektronoy Kommertsiy i Bannernyh Sistem ou, traduzindo-se,Instituto de Investigação Científica de Comércio Eletrônico e Sistemas de  Banner) coubesse na placa padrão.  A solução foi reduzir todas as longas denominações ao tamanho de abreviaturas. НИИЭКиБС (NIIKiBS) se encaixou muito bem na placa, mas surgiu um outro problema: como "descompactar" a abreviatura ao tamanho original, para que ficasse compreensível para todos? Surgiram, então, os dicionários de abreviatura. Existem os em brochura e os virtuais. Disponibilizamos, nesta postagem, os dois.

Brochura em formato PDF:

Título: Словарь сокращений современного русского языка/Dicionário de Abreviações da Língua Russa Contemporânea.

 Autor: Скляревская Г. Н. /Sklyarevskaya G.N
 Editor: ЭКСМО/EKSMO
 N.de páginas_ 448
Formato do arquivo_ DJVU

Descrição: "O Dicionário de Abreviações da Língua Russa Contemporânea" contém mais de 6.000 abreviações. Nele, o leitor encontra informações não apenas sobre o significado ("decifração") de inúmeras abreviações recentes da língua russa moderna, bem como sobre sua pronúncia correta e ainda sobre as variações admissíveis de seu uso na fala oficial e coloquial. É um dicionário indispensável a jornalistas, redatores, tradutores, professores e estudantes do idioma.

Um dicionário virtual muito conhecido na Rússia é o sokr.ru, com link a seguir:



 Interessante frisar que o dicionário acima, o sokr.ru, serve também para amantes da literatura russa. Se no meio de um romance, você depara, por exemplo, com uma abreviação tipo NKVD, basta você colocar esta abreviação no campo de busca, que virá seu significado em inglês, o que - para muitos, já é de grande utilidade. Você pode, ainda, colocar a abreviatura ou sigla desejada no campo de busca do link abaixo, obtendo igual resultado:



Ver ainda uma lista das abreviaturas mais usuais na Rússi, logo a seguir: 

http://english-dictionary.ru/04/ 

(Obs: o programa DJVivu você baixa pelo baixaki)



Fontes: 
sokr.ru
http://coolmusic.at.ua/

Nenhum comentário:

GOSTOU DO BLOG? LINK ME

www.russiashow.blogspot.coms