domingo, 9 de setembro de 2012

ROUPAS TÍPICAS RUSSAS: MODELOS PARA QUEM QUER UMA FANTASIA ESPECIAL!


Minha sobrinha, uma super gatinha de 4 anos, está com mania de roupas de princesa,Possui fantasias com roupas da maioria das princesas da Disney. Acontece que toda sexta feira, na escolinha dela, é dia de ir fantasiada. Ela possui fantasias dos mais variados temas, mas a sua predileção vai para as roupas de princesas. Dias atrás me veio a ideia de lhe comprar uma fantasia típica russa, o que foi impossível: nas lojas brasileiras não encontrei nada e as lojas virtuais russas que confio não vendem roupas para outro país, provavelmente por questões práticas, como o caso de trocas. O único jeito que encontrei foi procurar modelos para encomendar uma roupa a uma boa costureira e, neste espaço, divido com possíveis interessadas os modelos que mais gostei. Quem sabe alguém mais não está na mesma situação que eu? São roupas tiradas da tradição russa, de seu povo, de seus contos, de suas histórias. Roupas das mais diversas regiões do país. Para crianças e adultos. Afinal, fantasia não é exclusividade dos pequeninos!



O esquema do modelo do "sarafan"acima vem a seguir, mostrando do lado esquerdo o esquema da parte frontal do sarafan e, do lado direito,  o esquema de sua parte lateral. Como não entendo de costura, não posso avaliar sua utilidade, apenas espero que sirva. 





O modelo da blusa  a seguir também está acompanhado do respectivo esquema de confecção:


O esquema da blusa está abaixo: ela é confeccionada, em sua parte superior, com três painéis de tecido em linha reta, com corte no meio do peito.Suas mangas vão até mais ou menos a altura do cotovelo, onde recebem um franzido e o adorno final, bordado , do mesmo tipo que passa pelo decote arredondado, reforçado por  um babado feito de tecido mais encorpado. A parte inferior interna das mangas, sob as axilas, são cozidas em forma rômbica (de losango) para dar o caimento adequado.O bordado é o ponto cruz básico, com linhas nas cores vermelho e negro.O motivo do ornamento é floral, podendo ser adotada uma variedade enorme de pétalas miúdas.


Mais alguns modelinhos, tudo junto e misturado - modelos  infanto-juvenis e para adultos:




Um traje que acho lindo, típico das províncias da Rússia Central, é o que se segue. Infelizmente não encontrei nenhum esquema para sua confecção:

Mais um modelo de blusa, desta vez do século XIX, oriundo da região de Arkhangel:

E mais:

Saindo, agora, dos trajes típicos e partindo para o folclore e contos russos, temos a fantasia abaixo-da "Baba Yaga", uma das personagens mais tradicionais do folclore russo. A respeito o leitor acha neste blog sob as tags "contos populares" e "baba yaga":

Outra fantasia saída dos contos infantis é a de Malvina, com sua peruca azul, saída do conto "A chavinha dourada ou as aventuras de Buratino", do escritor Alexei Tolstoi:

Tem, ainda, a Snegurochka, boneca de neve da tradição popular russa, uma espécie de fada das neves ou de ajudante de Papai Noel, nas versões infantil e adulta. Notem que a primeira fantasia vem de tranças, o que é fácil arrumar: existe a venda, no Brasil, uma variedade de tranças que servem de acessório a fantasia da Rapunzel. Basta escolher uma menor ou, em último caso, cortar um pedaço da trança encontrada, que é bem barata, por sinal.


Em se tratando de um país tão rico em tradições e história, não poderia faltar  fantasias que lembrassem um de seus mais longos períodos históricos: o império. Eis aí a "tzarina":

E, é claro, o "tzárievitch", ou seja, o filho do tzar, em todo o seu charme e elegância:


A fantasia abaixo foi tirada do personagem "Vaniushka", também extraído dos contos de fadas russos:


 O modelo seguinte é composto pelo tradicional sarafan e um "kokoshnik", antigo enfeite de cabeça usado pelas mulheres russas:


 E a filha do boiardo - boiarychnya (nome dado aos membros da aristocracia russa até finais do século XVII. Quem gosta de ler Tolstoi vê muitas referências a esta categoria):


Quem tiver interesse em ver mais modelos, seguem aí alguns links;basta copiar e colar na barra de seu navegador:



No endereço abaixo, você vai encontrar, entre outras coisas, modelos para bordar detalhes das peças:


 Para copiar modelos de enfeites de cabeça, o link a seguir tem uma enorme variedade:



Fontes:

http://sarafany.narod.ru/
http://kiddytoy.ru/

Nenhum comentário:

GOSTOU DO BLOG? LINK ME

www.russiashow.blogspot.coms