sexta-feira, 23 de março de 2012

MUNDO SOVIÉTICO :FESTIVAIS DA CANÇÃO NA URSS- "CANÇÕES DO ANO" -PARTE 1



Alguns posts atrás coloquei o vídeo das melhores canções de 2011. No de hoje, fazemos uma viagem musical no tempo, aterrissando no ano de1971 na União Soviética. Naquela época, a escolha das melhores canções do ano era um festival, onde se escolhiam, entre 100 canções, as 18 melhores.
 Depois da guerra, nos países europeus, começaram a surgir inúmeros festivais da canção: assim, entre os pioneiross, surgiu o famoso Festival de San Remo, em 1951 e, seguindo este exemplo, em 1956 surgiu o Festival  Eurovisão da Canção. Nos anos 60 surgem os festivais dos países socialistas: Festival Internacional da Canção de Sopot, na Polônia (1961); "Orfeu de Ouro", na Bulgária (em 1965) e outros.

Na União Soviética resolveram organizar Festivais da Canção somente em 1971: eram shows de gala, a exemplo dos nossos saudosos festivais da Record, realizados no final de cada ano, gravados sempre na primeira quinzena do mês de dezembro e transmitidos pela TV, com raríssimas exceções, no primeiro dia de janeiro, pelo telecanal "Ostankino".

Calcula-se que de 1971 ate 2009 tenham sido editados mais de 38 festivais (em 1992 não aconteceu), apresentando 187 canções (excluindo desta conta as canções de encerramento e as paródias). Cinco dos festivais foram conduzidos por A.Chilova e I.Kirillov, mas a maioria teve por apresentadores o ator de cinema e teatro Evgueniy Men'chov, ao lado da atriz  e diretora de teatro e TV Angelina Vovka.que conduziram os festivais a partir da 17ª edição, o de 1988. Deles participavam cantores e compositores de todas as repúblicas da União.

Neste post disponibilizamos, em vídeo encontrado no Youtube, o primeiro festival, ano 1971, ficando os outros para próximos posts, salientando que alguns, infelizmente, tiveram seus vídeos ou perdidos ou avariados. Assim aconteceu com a final do festival de 1971 e com os anos 76 e 77, do qual participou a legendária Anna German. Uma pena. Mas os vídeos que encontramos estarão neste blog, com toda certeza.. 
Acho que não tem como não gostar! Comprovem...

1)Canções do ano de 1971 (1ª parte) (Primeiro Festival)



Participantes:


Apresentação: Igor Kirillov e Anna Chilova





Em primeiro lugar, são apresentados os participantes, cantores, poetas, compositores, músicos, que mais sucesso fizeram  no ano que se encerrava e que se apresentarão no festival. O interessante, é que o público enviava cartas indicando as músicas. Representantes da mídia local (rádio e televisão) participavam do programa e foram apresentados também, antes de iniciar a apresentação dos cantores.

Os primeiros a se apresentarem foram o Coral Infantil da Juventude Comunista (Komsomol) e seu responsável, Viktor Popov.


Depois vieram, na ordem:

1) Da capital russa  Lev Lechenko. O compositor da canção "Tovarish", Oleg Ivanov, recebeu um  suvenir em nome dos alunos do Conservatório de Novosibirsk:


 2) Olga Voronets, da cidade russa de Smolensk, cantando uma composição de Margarita Agachina:


3) Yossif Kobzon, da república da Ucrânia, na época já veterano.


4) Galina Nenacheva, da cidade russa Onega:

 5) Novamente Lev Lechenko.
6) O já conhecido no ocidente Eduard Khil (aquele do "Trololó"): mais um de Smolensk.


7 - Maria Pakhomenko: da Bielorrússia, morava em Leningrado, atual São Petersburgo. Cabe ressaltar que Maria foi a primeira soviética a vencer o festival "Orfeu de Ouro", da Bulgária.


8 - Novamente Yossif Kobzon, agora com música "Juravli", maravilhosa!
9 Novamente Olga Voronets.Os demais cantores já foram apresentados, a exceção de (10) Yuri Gulyaev:



E, ainda, Muslim Magomaev, da República Soviética do Azerbaijão, cantando uma tradicional canção soviética intitulada "Svadiba"(casamento), que já tive oportunidade de postar com outros intérpretes neste blog.
Depois de Svadiba vêm os intérpretes indicados pelos ouvintes, através de cartas.
O coral do Komsomol se apresenta novamente e, assim,, a primeira parte do festival Canções de 1971 se encerra com uma tremenda chave de ouro.

fontes:
http://zevvs.at.ua/ 
http://pesnyagoda.nm.ru/
www.youtube.com

Nenhum comentário:

GOSTOU DO BLOG? LINK ME

www.russiashow.blogspot.coms