sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

MANUAL DE LÍNGUA RUSSA DA URSS PARA CRIANÇAS DA PRIMEIRA CLASSE (1965)

Este manual de língua russa era adotado na URSS para alunos da primeira classe, equivalente a nossa primeira série primária. Ele é repleto de pequenos textos, historinhas, contos, enfim, de fartos recursos que vão ser úteis ao estudante deste idioma. Muitos exercícios, inclusive de caligrafia, a fim de que você tenha uma boa letra cursiva; outra coisa interessante: você, caso ainda não saiba, vai aprender a separar sílabas em russo! 
Portanto, mãos à obra, baixando agora este manual, antes que o link expire.

PRA BAIXAR O MANUAL, COPIE E COLE O ENDEREÇO 
A SEGUIR NA BARRA DE SEU NAVEGADOR:

http://depositfiles.com/files/ke4b0wjmb

Fonte:
http://sovsklad.balancer.ru/

3 comentários:

cláudio roberto disse...

Привет Милу

uma pequena contribuição ao seu sensacional blog

http://sovsklad.balancer.ru/lit_predm.html

Anônimo disse...

Olá
Gostaria de dicas(caso exista) de como descobrir a silaba tônica nas palavras, em alguns sites(exemplo: http://www.russianstress.info/index.php/word_lists/explanation/nouns) mostram agrupamentos, geralmente nomeados de "declinação a, b,c,d,e, etc" , assim se a palavra cai na declinação do tipo 'b' a tônica sempre cai no final da palavra, como no site que passei acima, mas acho esse "método" de decorar cada palavra como ela declina é muito decoreba e acaba desistimulando o aprendizado, eu sei que sem trabalho duro não se aprende uma lingua; ainda mais para autoditadas(o meu caso), além do mais já aprendi muitas palavras e acaba me desistimulando um pouco já que terei que caçar palavra por palavra no meu dicionário "redecora-las" e decorar como é que o tipo de declinação (a, b, c, d, etc) funciona.

Talvez eu esteja pedido demais, mas não custa perguntar se não existe uma "manha" de como descobrir onde cai a tônica das palavras como por exemplo: jogador(игрок) sendo que eu se fosse falar o singular do acusativo, por exemplo, eu falaria игрóка(o errado) e não игрокá(o correto), sendo que esse exemplo que passei vi hoje no site que passei.

Creio que seja só, por enquanto.
Obrigado pela atenção.

Milu disse...

Não desanime,mas a melhor forma de gravar a sílaba tônica é por meio da prática. Comece a ler muito em russo, ver tv's, ouça rádio. Com o tempo, você percebendo qual é a sílaba tônica e a coisa vai fluindo.As pouquíssimas dicas que eu conheço são:
-verbos no aspecto perf. que têm a letra Ы: o acento recai nesta letra;
-Normalmente, sobrenomes de três sílabas leva o acento na sílaba do meio, tipo GazmAnov;
- No mais, existem as regras da colocação do acento no interior das desinências e modelos de diferentes esquemas de pontuação no final dos dicionários. Estes modelos ajudam bastante, mas o primordial é muita prática mesmo. Um abraço,
Milu

GOSTOU DO BLOG? LINK ME

www.russiashow.blogspot.coms