segunda-feira, 31 de outubro de 2011

PAPAKHA: MAIS UM ACESSÓRIO TÍPICO RUSSO

Há tempos atrás postamos sobre a "ushanka", chapéu típico russo. Hoje, é a hora e a vez da "papakha", gorro  feito de pele de carneiro e muito usado na região do Cáucaso e da Ásia Central, encontrado também em uniformes militares destas regiões. A etimologia desta palavra é turca, oriunda da palavra "papah".
Pode possuir diferentes formas e alturas. A papakha russa é, normalmente, alta e cilíndrica,feita de pele com o fundo em tecido. Este gorro era elemento do vestuário cossaco, em toda a Rússia.Passou a ser inserida no exército russo a partir do século XIX: desde  1875 passou a ser o elemento principal das tropas caucasianas e, em 1913, foi adotada como gorro de inverno de todo o exército russo. A papakha, em seu aspecto atual, surgiu em 1940 para marechais e generais e, em 1943,  também para coronéis.Este era o gorro que tais categorias portavam, no inverno, nas Forças Armadas da Rússia, tradição mantida pelas Forças Armadas da Federação Russa. Na Marinha, a papakha é de astracã preta.


 
 Cossacos de Kuban, 1945
uniforme militar russo atual
uniforme militar de 1916
Na foto a seguir são vistos Gerald Ford portando uma "ushanka" e o então presidente soviético Leonid Brezhniev com uma papakha:
Mais modelos de papakha:
Ivan Rebroff
 
tchetcheno com papakha 

Sendo do Cáucaso, também a Tchetchenia tem, no seus trajes típicos, a papakha, como na foto acima ou na que se segue:

Ou ainda:
Outros modelos de papakha:

Nenhum comentário:

GOSTOU DO BLOG? LINK ME

www.russiashow.blogspot.coms