quinta-feira, 8 de julho de 2010

TURISMO DE HOJE: POLTAVA, CIDADE ONDE NASCEU NIKOLAI GOGOL, NA UCRÂNIA


Apesar de ter nascido  naUcrânia, Nikolai Vassiliévitch Gogol escreveu em russo, viveu na Rússia e é considerado um dos maiores nomes da litratura russa. Começando pelo início de sua vida, ele nasceu na cidade de Poltava, situada no nordeste do país.
 Vista de Poltava
Casa em que nasceu Gogol
ppágina do livro de Registro de nascimentos 
Registro do nascimentode Gogol

Acima, a Igreja da Transfiguração do Salvador,onde Gogol foi batizado

A seguir, algumas fotos de Poltava:


 

Os prmeiros registros do local datam do século XII, vindo a ser elevado a cidade em 1802, se transformado , posteriormente, em importante centro cultural.

Aos dez anos de idade, Gogol deixa Potava rumo à Niejin, tmabém na Ucrânia, a fim de cursar o ginasial na escola cuja foto está postada a seguir:
Mais fotos de Poltava:
 Busto de Gogol em Niejin
 Niejin
Seus estudos em Niejin foram financiados por um parente rico - Prokofievitch Trotchtchinsk:

Como estudante, Gogol foi muito preguiçoso; no entanto, tinha habilidades suficientes para acompanhar as aulas. Foi aí que começou a se interessar por literatura, lendo Puchkin, que estava começando a fazer sucesso e veio a se tornar seu amigo e conselheiro.

Ainda nesta cidade, ele frequentou a Universidade, constrruída em 1805:
Mudou-se, então, para Petersburgo, a Petersburgo que em seus sonhos era mágica, onde as pessoas  gozam de todos os confortos espirituais e materiais, onde se realizavam grandes feitos, onde travavam uma grande luta contra o mal e, de repente, junto disto tudo - a sujeira, o quarto desconfortável,,a preocupação em arrumar um jeito de comer mais barato, a inquietação diante do fato de ver a carteira se esvaziar tão rápido, tudo isto fazendo Niejin parecer um paraíso!

Se muda para Roma, onde viveu feliz.Viveu na Itália por cerca de 10 anos. Declarou:
"Nunca me senti imerso em tão grande calma e felicidade! Que céu! Que dias! O verão não é verão, a primavera não é primavera., mas melhor do que o verão e a primavera que existem em outros cantos do mundo.  (...)Na alma tenho o céu e o paraíso! Nunca estive tão alegre,  tão satisfeito na vida".
  Fianalmente,em 1832, Gogol parte para Moscou, indo morar no Bulevar NIkitski, na casa postada abaixo:
Nesta casa o autor viveu até os seus últimos dias.Ocupava dois cômodos do primeiro andar: um servia de sala de espera e o outro, que tinha a janela aberta para o bulevar, usava como seu gabinete.Atualmente nesta casa funciona o Museu - Biblioteca Gogol. Seu endereço é  Bulevar  Nikitsky, casa número 7, sentido metrô estação Arbatskaya.



Fim da viagem de Gogol: seu ponto final foi o Cemitério de Novodevitch, em Moscou.Sua "causa mortis", por controversa que é, será assunto para um outro post.


Vídeo dos aposentos da casa que hoje é o Memorial Gogol:

Nenhum comentário:

GOSTOU DO BLOG? LINK ME

www.russiashow.blogspot.coms