sexta-feira, 11 de junho de 2010

SÃO PETERSBURGO - UMA HISTÓRIA CULTURAL (SOLOMON VOLKOV)




Este livro não pode faltar aos amantes da cultura russa.Muito bem embasado, ele faz uma viagem pela história da cidade de São Petersburgo, desde quando era a capital do Império Russo, até o período pós soviético, através de uma abordagem muticultural: Volkov apresenta ao seu leitor a vida de poetas, músicos, escritores,pintores, enfim, de quem produzia cultura a partir desta cidade idealizada por um megalomaníaco (ou um visionário?) .


Deve ser ressaltado que, em sua grande maioria, estes produtores culturais ganharam projeção internacional, se destacando entre os melhores do mundo naquilo que fazem.É o caso de Akhmatova, Stravinski, Blok, Biéli, Tchaikovski, Puchkin, Dostoievski, Gogol, Glinka, Korsakov, Shostakovitch, e diversos outros. Com nomes deste peso, a cidade só poderia ter uma história magistral, fornecendo material para um livro esplêndido.


Deixo você com imagens desta cidade que amo demais. Curta bastante . Deixo, tembém,  com um video do youtube com imagens de "Piter", como carinhosamente a cidade é chamada pelos russos e música de Oleg Gazmanov em homenagem a ela: se chama Piter.


















 











































































todas as fotos são do meu arquivo pessoal e
foram feitas por mim e meu marido










todas as fotos são do meu arquivo pessoal e
foram feitas por mim e meu marido

Nenhum comentário:

GOSTOU DO BLOG? LINK ME

www.russiashow.blogspot.coms