sábado, 20 de novembro de 2010

CENTENÁRIO DA MORTE DE LEV TOSTOI


Há exatos cem anos, morria em Astapovo, na Rússia, um titã da literatura universal, além de filósofo criador da teoria da não violência, mais tarde colocada em prática por Gandhi: Lev Nikolaevitch Tolstoi. O mundo ficava mais pobre, sem aquela consciência vibrante, sem aquela pena atuante, que tantas maravilhas legou a este planeta. Sobre ele posto muito (ver aqui), sou até repetitiva, pois por ele nutro verdadeira admiração. Mas hoje deixo vocês com material russo que lembra esta data ou simplesmente que lembra o escritor, por julgar muito mais interessante do que qualquer coisa que eu pudesse escrever. Aos que não conhecem o idioma russo, sem problemas: a imagens dovídeos dizem tudo e virão sempre acompanhadas por uma breve indicação de seu conteúdo. Saliento que, em Yasnaya Polyana, no museu propriedade do Conde Tolstoi, foi aberto hoje o Congresso Internacional Lev Tolstoi, como parte das comemorações oficiais do centenário de sua morte.
Mas não é só nos lugares onde o escritor viveu que estão comemorando o dia de hoje: esta data está sendo lembrada em todo o mundo, da França ao Vietnam. E por nós, também, aqui neste espaço virtual brasileiro, naturalmente...

Começando pelo Museu do escritor em Astapovo. Este museu tem tudo a ver com a data de hoje, já que seus últimos dias Tolstoi passou na estação ferroviária local, que, em memória a este acontecimento, cem anos depois, teve seu edifício restaurado e transformado em museu, guardando a história daquele momento. Além disto, você verá a famosa estação, do filme "A última estação".

Fonte: yandex.ru
A seguir, um video muito antigo:vários momentos da vida de Tolstoi.


Algumas fotos pouco divulgadas:


fonte da foto:http://www.peoples.ru
Termino o post com um vídeo que trás cenas de Tolstoi, com um fundo musical que amo e que já postei por aqui antes: O Hino a Lev Tolstoi.

Fonte: vídeos yandex.ru

Ainda existem descendentes de Tolstoi vivos: seu tetraneto, Piotr Olegovitch Tolstoi, nascido em 1969, é apresentador de televisão, responsável pela edição de domingo do programa "O Tempo".
Fyokla (Anna Nikitchina Tolstaya): nascida em 1971, tetraneta do autor. Fyokla é jornalista e apresentadora de rádio e televisão.

Mais sobre Tolstoi, neste blog ver:
Tula1
Tula 2
Centenário
Yasnaya Polyana

Recordar-se da morte significa viver sem pensar sobre ela. Sobre a morte é necessário não lembrar, mas viver tranqüilamente, alegremente tendo a consciência de sua constante aproximação"


Lev Nikolaevitch Tolstoi

Presente para o leitor: livro Calendário da Sabedoria

3 comentários:

Velton Clarindo ✍ disse...

Oi!
Tenho andado um pouco ausente mas
é por que eu tenho vestibular
além de alguns problemas com estágio, e tal...
Passei para dar um abç

=]

nairle disse...

Olá!!
Gosto muito do seu blog. Tenho uma curiosidade muito grande sobre todo o universo de Tolstoi. Você poderia me conseguir um link para dowload de Guerra e Paz.
Obrigado
Maria Medeiros

nairle disse...

Olá!!
Gosto muito do blog. Tenho uma curiosidade imensa sobre o universo de Tolstoi.Você teria um link para download de "Guerra e Paz"
Obrigado,
Maria Medeiros

GOSTOU DO BLOG? LINK ME

www.russiashow.blogspot.coms