domingo, 18 de julho de 2010

VISITANDO TULA



fonte foto acima:http://cityduma.tula.ru/

Tula é um centro administrativo da Rússia, localizado aproximadamente 180 km a sul de Moscou. Sua população é de cerca de 481.216 habitantes, sendo uma das cidades mais antigas da Rússia, tendo sido citada pela primeira vez em crônicas do séc.XVI. No entanto, a data exata de sua fundação é ainda desconhecida e alguns historiadores acreditam que Tula seria Taidula, um local citado em crônicas do ano 1.146 d.C.

Na Idade Média esta cidade era uma fortaleza fronteiriça a Ryazan. Foi palco de importantes acontecimentos históricos russos: em 1552 resistiu a um cerco tártaro, em 1607 resistiu a nsurretos liderados por Ivan Bolotnikov, num cerco que durou 4 meses; no século 18 teve algumas partes das muralhas de seu Kremlin demolidas.

Esta cidade foi visitada, em 1712, pelo imperador Pedro, o Grande, que resolveu construir nela a primeira fábrica de armamentos da Rússia. Também lá foi criada a primeira fábrica a produzir o famoso 'samovar'em escala industrial, no sec.18; com isto, ela foi se tornando um centro daindústria pesada russa, principalmente de indústria de material bélico.

Durante a 2ª guerra mundial, Tula foi alvo de uma ofensiva alemã, em 1941. Ironia do destino, esta cidade ser especializada em material bélico: ela foi berço do maior pregador do pacifismo e não violência, o gênio da literatura universal Liev Tolstoi. Exatamente: a famosa propriedade do escritor "Yasnaya Polyana" fica localizada em Tula, sendo ela sua principal atração turística. Lá viveu e foi enterrado Liev NIkolaievitch. A exatos 14 km a sudoeste do centro da cidade.

Nem só de material bélico vive a terra de Tolstoi, que é também um centro de fabricação de instrumentos musicais, principalmente o acordeon, tanto para uso interno, quanto para exportação.
























































































































































































PARA VER MAIS FOTOS DE TULA:
- Fotogaleria: http://www.phototula.ru/

Nenhum comentário:

GOSTOU DO BLOG? LINK ME

www.russiashow.blogspot.coms