quinta-feira, 11 de novembro de 2010

CENTENÁRIO DA MORTE DE TOLSTOI

Tolstoi e Sofia, em Yasnaya Polyana

Dia 20 de novembro próximo é o centenário da morte de Lev Tolstoi, ocorrida em Astapovo, Rússia, após fugir de sua casa e família, na calada da noite, por não acreditar mais na vida que levava. Fugiu aompanhado de seu médico pessoal. Esta fuga foi noticiada em todo o mundo, deixando todos perplexos. Foi dado, na época, ao acontecimento o mesmo destaque dado à grandes catástrofes, como a do Titanic ou a Revolução de Outubro, conforme palavras do jornal "Rossiskaya Gazeta Kultura".

Sua saída de Yasnaya Polyana até seu retorno, dentro de um simples caixão de carvalho, durou apenas dez dias. Sua memória dura até nossos dias, ele é imortal.
Tolstoi e Sofia, em Yasnaya Polyana
Comemorando esta data, o Comitê de Cultura de São Petersburgo, ,o Memorial Literário Museu F.M;Dostoievski (de S.Petersburgo), o Museu Nacional L.N.Tolstoi(de Moscou) , aliados ao Memorial Nacional e Parque Nacional Museu Residência de L.N.Tolstoi(Yasnaya Polyadna) estão realizando a exposição "Fiódor Dostoievski e Lev Tolstói", no período de 11 de Novembro a 31 de dezembro de 2010.
Resumo, aqui, o teor da exposição, por achar de interesse aos que gostam destes dois escritores.

"Tolstoi e F.Dostoievski são dois grandes contemporâneos cujo caminho de vida e de criação nunca os aproximou assim como nunca se cruzaram, nem uma vez ao menos. Um encontro pessoal entre os dois não aconteceu, apesar de as oportunidades para um contato ente ambos não terem sido poucas.
Entretanto, ambos os escritores observavam, constantemente, as buscas criativas um do outro.
A ambos inquietavam os mesmos problemas relativos à vida e a sociedade contemporânea a eles: a pena de morte, o radicalismos, guerra nos Balcãs. Ambos se voltaram para a problemática existencial e filosófico-religiosa, cada qual a sua maneira respondendo à questões de fé. Para ambos, imenso significado teve a figura de Cristo.

Na exposição "Fiódor Dostoievski e Lev Tolstói" serão mostrados tais pontos em comum desde o início das atividades literárias dos dois escritores até o os momentos mais elevados de sua busca dentro de uma perspectiva espiritual.

A exposição foi constituída com base na documentação pertencente aos acervos dos museus citados no início deste post. Serão expostos, também objetos raros, tipo fotografias ainda não publicadase livros das bibliotecas particulares dos dois escritores. Vou ficar de olho nos sites dos museus, a fim de publicar possíveis novidades.

Por ora, deixo o leitor com mais algumas fotos de Lev Tolstoi,extraídas do site russo www.yandex.ru














































































































Um comentário:

Milton Kennedy disse...

Interessante as fotos de Tolstoi.
Este autor de 'Guerra e Paz' tbm foi um defensor do Esperanto, a língua universal criada por Zamenhof.

GOSTOU DO BLOG? LINK ME

www.russiashow.blogspot.coms