sábado, 17 de outubro de 2015

RÚSSIA, UM COLÍRIO PARA OS OLHOS!



São Petersburgo
 
Não faço propaganda enganosa: a Rússia é tudo de bom e, quando a saudade aperta, apelo para os recursos virtuais, daí passar a maior parte de meu tempo disponível navegando por aquelas bandas que adoro tanto, julgando que é meu "dever" divulgar este país e este povo que tiveram uma imagem tão distorcida por anos de abominável guerra fria. Acredito que tenho que mostrar que a Rússia não é aquele país triste e cinzento, que mostravam, nem seu povo é um povo atrasado e sombrio. Tudo muito ao contrário: o país é colorido, lindo, limpo e seu povo....sem palavras para descrever a beleza, a alegria e bondade desta gente inteligente e culta. Faço propaganda? Faço (repito: não enganosa!), pois me sinto privilegiada de poder conviver com este povo e conhecer este país.

Neste post procurei mostrar algumas fotos de várias localidades, das mais famosas às mais desconhecidas, dando ao leitor interessado a chance de assistir a vídeos que mostram um pouco do folclore deste país rico em tradições e cultura. Assim, tento passar a ideia de que o título do meu blog não é enganoso: na Rússia, Tudo é show.
Boa Viagem!


São Petersburgo: Sobre esta cidade, nada a comentar, quem não já conhece, de muito ouvir falar, a São Petersburgo construída por Pedro, O Grande - a janela para a Europa? Ela está presente em muitos posts deste blog e falar mais sobre ela seria pura enrolação. Prefiro deixar fotos, já que ela é um dos principais "colírios" da Rússia. 



Teatro Mikhailovski

Valday, na região de Novgorod . Cidade antiga, cuja primeira crônica data de 1495. Cidade pequenina, tranquila, com apenas 16 mil habitantes:















Lago Baikal




Pskov: o nome desta cidade significa, literalmente, areal. Pskov faz fronteira com a Estônia e fica no noroeste russo. No século XIV era um estado independente feudal, que pertencia à Liga Hanseática e se chamava República de Pskov.









  O vídeo a seguir mostra um pouco de Pskov e sua história, para os que estudam russo, é uma boa chance de praticar o idioma e conhecer um pouco mais da Rússia; para os que não sabem, sem problemas: assista ao menos pelas imagens desta linda cidade. Quem sabe se, ouvindo o idioma, não desperta seu interesse em aprende-lo?


Kizhi (Carélia): pequena ilha, situada no Lago Onega, na Carélia, no noroeste da Federação Russa, divisa com a Finlândia. Kizhi é patrimônio da humanidade. É cercada por outras 5 mil ilhas. Suas construções de madeira são típicas, construídas com toras de pinheiro, conforme a Wikipédia:


colocadas na horizontal, ajustadas ponta-a-ponta, cortadas e encaixadas de tal maneira que se ergueram os prédios sem o uso de pregos ou parafusos, o que constitui um exemplo de projeto e construção. Os enormes pinheiros utilizados nas paredes e colunas internas foram trazidos em grandes quantidades do continente vizinho à ilha, o que também constitui uma façanha de transporte notável para o século XVIII.









 
Yaroslavl' (Anel de Ouro, às margens do Rio Volga)

Fundada no início do século XI , na confluência dos rios Volga e Kotorosl. Nos séculos XVI e XVII foi o primeiro porto do Volga e a segunda cidade da Rússia em importância. 












Nizhniy Novgorod:

 Esta é uma das minhas paixões: ainda não conheço, mas está no meu roteiro para a próxima volta à Rússia. Em outros posts já tratei desta que é uma das cidades mais lindas do país e das mais importantes também. Fica às margens dos rios Oka e Volga e foi fundada em 1221. Teve seu nome mudado para Gorki durante o comunismo, mais exatamente entre 1932 e 1991, em homenagem ao grande escritor soviético, nascido nesta cidade, Maksim Gorki.

A seguir, dois videos  que encontrei no Rutube, mostrando a cidade de Nizhniy Novgorod, maravilhosa:







 



Moscou, minha Moscou... 

 
 
 
Restaurante georgiano em Moscou: comida de dar água na boca


O russo lê muito e isto você nota nas ruas, no metrô, em qualquer canto da cidade. Tirei a foto abaixo para mostrar este aspecto, sentando ao lado de uma moscovita, numa praça da capital, vejam:

Nakhabino: Situada na grande Moscou, cidade que adoro, onde tenho grandes amigos, Nakhabino é um lugar delicioso.
 


Yakutya: 

A República Autônoma de Yakutya (Sakha), localizada na Sibéria, no norte russo, é uma das divisões federais da Rússia. Sua ascendência é turca e sua capital é Yakutsk: A república é banhada  por 19 rios, sendo que o principal é o Rio Lena. Possui 700 lagos.


Rio Lena no inverno

Lago Labynkyr

Yacutya foi privilegiada pela natureza, que lhe deu uma beleza incrível, entre rios, lagos e muitas montanhas. E lhe deu muito frio, também, para não lhe dar só coisas boas. Vejam só que magnífico são os afloramentos graníticos por lá encontrados, uma verdadeira "janela" natural:


Agora, algumas fotos da capital da República:

 
 Seminário em Yakutsk

 Centro de Yakutsk
Abaixo, uma garota de Yakutya, com trajes típicos locais, mostrando as diversidades culturais e raciais da Rússia:
Encontro com "Ded Moroz" (Papai Noel),em Yakutya

Uma pequena amostra da cultura popular de Yakutya, com o Conjunto de Danças Urtel, interpretando "O Sol nas mãos das crianças":

 

No vídeo a seguir vê-se a dança e a música popular de Yakutya na cobertura de um arranha céu de Toronto:


Uglitch 

Cidade localizada na região de Yaroslavl', no famoso Anel de Ouro de Moscou, fica a norte da capital russa. É uma cidade histórica banhada pelo Rio Volga.

 Estação ferroviária no inverno







Fontes:

Parte das fotos são do meu arquivo pessoal.
www.photoyakutya.com 
http://imgplusdb.com/ozero-labynkyr-yakutiya 
Canal do Youtube de Vladimir Bronnikov
http://республика-саха-якутия.рф  
canal do Youtube de DimusII
Canal do Youtube de Дмитрий Минеев
Canal do Youtube de ГородаРоссии 
http://koleso-montreal.com/ 
http://www.webturizm.ru/
www.yandex.ru/images/


Nenhum comentário:

GOSTOU DO BLOG? LINK ME

www.russiashow.blogspot.coms