terça-feira, 20 de outubro de 2015

Pintando e bordando com as Matrioshkas




Um dos mais populares suvenirs russos, as marioshkas estão presentes em tudo: em conjuntos de encaixe, com uma boneca dentro da outra, indo da maior até a menorzinha. Estão presentes em toalhas, aventais, panos de pratos e em uma variedade enorme de outros objetos.

As bordadeiras não deixaram de prestar atenção neste que foi um dos brinquedos infantis favoritos no passado e  os bordados em ponto cruz de matrioshkas encantam os nossos olhos. Infelizmente, não sou prendada, não tenho o dom para trabalhos manuais, mas na minha família muitos o têm e vou incentivar estas pessoas, minhas primas, a fazerem alguma peça a partir do esquema aqui postado.

Vamos lá, senhoras bordadeiras? Mãos à obra!

Para bordar uma matrioshka de 14 cm  de altura você vai precisar de:

- tecido de talagarça branca, com trama(1) de 62 quadrículos = 10 cm, com dimensão de 40 x 25 cm;
- linhas tipo "muline", linhas de fabricação russa, equivalentes à DMC, cores indicadas no esquema. Abaixo, uma foto deste tipo de linha, para que a interessada se oriente melhor:

 - Agulha de bordar;
- Bastidores ou aros para bordados 
- Material sintético (pode ser poliester) para acolchoar.

Como fazer o bordado em ponto cruz:

-Execute a parte da frente primeiro conforme esquema abaixo: 


A parte traseira e a base da boneca :


 Borde com as linhas e cores especificadas, um ponto por cada quadradinho do tecido.
Disponha os motivos bordados no tecido  de forma que a distância entre eles não seja inferior a 3 cm (esquema da parte frontal, acima).
 Terminando o bordado, faça o acabamento com "ponto a jour", nas cores de acordo com o mostrado nos dois esquemas por linhas pontilhadas.

Tudo pronto, passar o bordado a ferro pelo lado avesso, com pano úmido, e recorte o contorno do desenho da boneca, dando uma margem  na costura de 0,7-1 cm de cada lado.

Junte os lados traseiro e dianteiro da matrioshka com a fachada voltada para dentro e costure a partir do alto do contorno à maquina ou  ä mão, com "ponto atrás":


    Proceda de forma análoga na costura da base da boneca, deixando atrás uma pequena abertura para poder virar o trabalho do lado avesso para o direito.

Já retornada para o lado direito, encha a boneca com o material sintético, costure a abertura com "ponto escondido" (também conhecido como "ponto invisível").


Se você é uma boa bordadeira, pode ser que queira fugir deste esquema básico, daí, deixo a seguir, alguns modelos de matrioshkas para você bordar a sua mais incrementada e muito mais bonita:



Para te ajudar no desenho da boneca, aí vai um vídeo: não se preocupe pelo fato de ele estar em russo. Preste atenção, pois ele é bem explicativo.



Bom trabalho pra você!

__________________________________________________
Notas da Milu

(1) Como não entendo nadica de talagarça, coloco aqui as alternativas para a palavra "trama", que achei caber no contexto: pode ser, ainda, textura ou entrelaçamento.

Fontes:
http://vyshivaem.com/
http://www.rukodelie.by/
Canal do Youtube de irishkalia 
Material traduzido por Milu Duarte

Nenhum comentário:

GOSTOU DO BLOG? LINK ME

www.russiashow.blogspot.coms