segunda-feira, 4 de abril de 2011

MUSEU DA HISTÓRIA DA COSMONÁUTICA KONSTANTIN EDUARDOVICH TSIOLKOVSKI - KALUGA

slides do museu aqui
Está se aproximando o dia 12 de abril, aniversário de 50 anos da primeira viagem espacial, pelo russo Yuri Gagarin, data por nós já relembrada em posts anteriores(http://russiashow.blogspot.com) Como homenagem ao pioneirismo russo neste campo, postamos, hoje, um pouco do"Museu Estatal de História da Cosmonáutica Constantin EduardovitchTsiolkovski", inaugurado em 1967 na cidade de Kaluga.

Parte do material aqui utilizado foi extraída do site de Ivan Novikov, que muito gentilmente nos autorizou sua utilização neste nosso espaço.

Voltando ao Museu em referência, inicio o post falando um pouco sobre Konstantin Tsiolkovski.
 
Nascido em 1857, no distrito de Ryazan,  ele foi um filósofo e cientista teórico e investigativo,considerado um dos pioneiros da pesquisa espacial e que teve grande influência na moderna cosmonáutica. Foi, ainda, pedagogo e escritor.É representante do movimento russo que ficou conhecido como "Cosmismo", surgido nos arredores de Kaluga, localizada na Rússia central, às margens do rio Oka (cidade bem antiga, fundada em 1371). Kaluga se situa a 174 km de Moscou e a 100km de Tula (terra de Tolstoi, onde fica sua famosa Iasnaia Poliana). Assim, vale a pena, para quem pretende visitar a Rússia, incluir Kaluga em seu roteiro, já que fica entre a capital e o Anel de Ouro, circuito quase obrigatório aos turistas.
Casa onde viveu Konstantin Tsikolvski e família por 29 anos
 
Slide de Kaluga
As exposições do Museu de Kaluga revelam, ao visitante, a história da aeronáutica, da tecnologia espacial e de foguetes e naves, enfim,  todo um  legado científico nativo nesta área,desde o primeiro satélite artificial até as modernas estações orbitais.

Os visitantes deste museu da cosmonáutica são apresentados aos trabalhos dos principais construtores da area, como do ucraniano Sergei Korolev, do também ucraniano V.P.Glushko,do russo V.N.Chelomei, entre outros, além, é claro, de Tsiolkovski.  Além disto, o museu possui um grande acervo de motores de foguetes espaciais. Possui, ainda, um enorme planetário, com espetaculares efeitos visuais, simulando uma verdadeira viagem espacial.Sua beleza não tem comparação.
 Este é o maior museu do mundo sobre o tema e o primeiro criado na Rússia, tendo em seu acervo mais de 60 mil itens.
Deixo vocês com as fotos do museu.



Gagarin, a nave Vostok, está tudo aqui...Dege ser fascinante! Já me decidi: voltando à "terrinha", Kaluga será obrigatório para mim"
Ivan presenciou, dentro do Museu, uma excursão escolar, coisa comum na Rússia: em quase todos os museus que visitei, assim como no Kremlim,  também via diversas excursões escolares: as crianças perguntando muito, as professoras dando explicações minuciosas. É a história sendo vivenciada pela escola viva. Deveria ser um exemplo para nós, no Brasil.(1)
Interior do museu:

Excursão escolar no museu
 Ivan em frente a uma frase de Tsiolkovski:"O Planeta é o berço da mente,
mas é impossível viver eternamente em um berço"(K.E.Tsiolkovski)
 Ainda segundo Ivan, o mais incrível no museu é a atmosfera, que guarda o espírito de milhões de soviéticos...
Ivan frente à maquete do ônibus espacial soviético"Buran"

Aparato que chegou à Marte...
O Ivan não deixou escapar nada: fotografou até comida para astronauta: nos tubos da foto a seguir, tem shchi (sopa russa), borch(ídem), café e repolho. Com certeza não te parece muito apetitoso...mas para mim, está ótimo: amo o shchi, borch e sou viciada em café...
Vostok

VÍDEO DO MUSEU:
PLANETÁRIO:
Um vídeo super interessante do Planetário de Kaluga, com a música "sinfonia cósmica". Vídeo de Dmitri Fetisov e Aleksei Travin.
_________________________
(*) Inaugurado em 1967
(1)
Foto: arquivo pessoal

Fontes:
http://ivannovikov.ru/
www.rutube.ru
http://gmik.ru/
http://www.kp40.ru/
http://qardaban.ucoz.ru/
http://www.osd.ru/

Nenhum comentário:

GOSTOU DO BLOG? LINK ME

www.russiashow.blogspot.coms