segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

FESTAS POPULARES NA RÚSSIA

fonte foto: http://blogs.mail.ru/

As festas nas aldeias russas do passado constituíam um importante lado da vida social e familiar.Os homens do campo costumavam dizer:
"trabalhamos o ano inteiro para as festas".
Com a consciência religiosa do povo, se entendia as festas como algo meio que sagrado, que se opunha ao cotidiano: se no cotidiano as pessoas deviam se ocupar com o trabalho material, garantindo o pão de cada dia, as festas eram tomadas no sentido de fusão com o sagrado e de iniciação aos valores sagrados da comunidade, à sua história sacra.

Existia todo um sentido filosófico nas festas, quando o indivíduo deveria chegar a uma condição psico-fisiológica especial de plenitude de vida e de atitude perante Deus e perante a vida, alcançando um sentimento de unidade com os seus semelhantes. Tal concepção filosófica era usualmente consolidada por meio de regras, transmitidas de geração a geração, seguidas pelos indivíduos da sociedade russa tradicional.

Primeiramente, a festa tinha caráter obrigatório a todos os habitantes adultos do meio rural. As crianças, os anciãos, os doentes, aleijados e solteironas não eram admitidos nestas festas: uns, por não terem idade para compreender os valores sagrados da festa; outros por já estarem na fronteira entre os mundos dos vivos e dos mortos; a terceira categoria, por não ter cumprido seu destino na terra: o casamento .

A festa, também, presumia a plena liberação do trabalho: não se podia arar, capinar, ceifar, colher, costurar, limpar a "izbá"(1), cortar lenha, ou seja, todo e qualquer trabalho deveria esperar pelo fim das festividades, que  afetavam,ainda, a maneira das pessoas se vestirem e se portarem: usavam as melhores roupas, se enfeitavam, escolhiam temas agradáveis para as conversas, se comportavam alegre e afavelmente.

Uma das características das festas era reunir muita gente: calma durante os dias comuns, nos dias de festa a aldeia se enchia de convidados e de intrusos: mendigos, itinerantes, peregrinos e romeiros, artistas, feirantes e expositores, vendedores, malandros, transgressores da lei, e muito mais.
Com todas estas atividades e novidades, o dia de festa era um dia de transformação da aldeia, da casa e do indivíduo.

Aos que violassem as regras do dia festivo, eram aplicadas rígidas medidas, que variavam da punição pecuniária , passando pelas chibatadas, chegando à expulsão da comunidade.

Deve ser acrescentado que a maioria das festas típicas possuiam (e possuem até hoje) suas comidas próprias, tradicionais, o que será matéria de futuro post.
















Nas aldeias russas todas as festas eram interligadas numa seqüência gradual: eram realizadas de ano em ano, de século em século, segundo uma ordem estabelecida pela tradição. Entre elas, havia a festa principal, que era a que possuía, de acordo com o ponto de vista do campesinato, maior força sagrada. Esta festa era a Páscoa, comemorada de acordo com o calendário da Igreja Ortodoxa Russa.




















Outras festas importantes, ligadas direta ou indiretamente à ortodoxia, são:
  • o Natal:














fonte da foto:    http://www.rodina-portal.ru/

  • a festa da Trindade (para a Igreja Romana conhecida como festa do Santíssimo; em ambos os calendários se comemora em 6 de junho):














 

fonte da foto: http://www.krasrab.net/


  • Festa muito alegre, muito barulhenta, é a "maslenitsa":
















É uma espécie de carnaval, realizada na última semana que antecede a Quaresma. Neste período, a Igreja Ortodoxa faz restrição a alguns alimentos, por isso o prato típico desta festa são os blinys, cuja receita já postei neste blog. Ele não possui os ingredientes proibidos, desde que se preste atenção caso se vá rechea-los: não pode usar carne de jeito nenhum. O motivo de ser o bliny o prato típico é a sua forma arredondada, meio dourada, simbolizando o sol do alvorecer.















O símbolo da festa é a garota Maslenitsa, normalmente representada por uma boneca de palha, cuja lenda que explica sua origem é muito interessante, mas será matéria de outro post, também.

















  • Uma das festas tradicionais importantes é o Dia de Ivan
Kupala,ou traduzindo - São João Batista, comemorada nas noites de 6 e 7 de julho pelo calendário gregoriano e de 23 e 24 de junho pelo calendário juliano. Como toda festa tradicional russa, as indumentárias são típicas e super coloridas, tudo com muita música e dança:















Fique com um fragmento de uma reportagem a respeito:

  •  Tem, ainda a festa de São Pedro, no dia 12 de julho, juntamente com São Paulo.



 Mas o povo russo não pára por aí: existem ainda as chamadas"festas menores" ou "semi-festas", que marcam uma miscelânea de inícios de trabalhos no campo, tais como o primeiro dia de plantio de milho, a primeira colheita, o primeiro dia de preparo da terra para plantação de repolho e por aí afora.

As festas na Rússia se diferenciavam muito quanto à sua origem. Com o estabelecimento do dogma ortodoxo, são muitas as festas em homenagem à Virgem Maria, aos santos ortodoxos, ao Cristo e outras indiretamente relacionadas à Igreja.Existem, também, as festas relacionadas a algum acontecimento local, etc. 

Com o advento da URSS, outras festas foram criadas, o que será, uma vez mais, matéria de posts futuros.
Por hoje é só.Deixo o leitor livre da minha russofilia, prometendo só voltar amanhã.

Notas:
(1)Habitação russa tradicional em aldeias, feitas de madeira, onde habitam os "mujiques"(camponeses), podendo ser de um ou dois andares.É muito citada na literatura russa.













































izbá sec.19

























Festa em Kazan
fonte fotos: www.yandex.ru

3 comentários:

Anônimo disse...

Lindo post! Você já pensou em falar sobre a competição de música que sempre tem na Rússia? Neste ano acontecerá entre Junho e Julho, em Moscow e Peter. As modalidades são: piano, violino, cello e voz. Это будет XIV Международный Конкурс имени П. И. Чайковского.

Alexandre

Anônimo disse...

Bela postagem, Milu!

Não entendo uma vírgula do idioma russo, mas certas coisas não precisam ser ditas, apenas admiradas.

As tradições russas (com suas músicas e danças) são lindas. Não conheço muita, e o que conheço vi em documentários e filmes.

Seu blog é muito interessante e precisa ser visitado com mais vagar!

Um grande abraço...

carlos roberto disse...

Estou seguindo seu blog e levando o banner dele para os meus blogs!

Um abração...

GOSTOU DO BLOG? LINK ME

www.russiashow.blogspot.coms