segunda-feira, 29 de novembro de 2010

DESCENDENTES DE MAKSIM GORKI

Os mais próximos descendentes do escritor Maksim Gorki estiveram presentes no evento que foi realizado na cidade de Nizhniy Novgorod, terra natal do escritor, para as comemorações de 140 anos de seu nascimento, em 24/03/2010, conforme indormações do setor de Relações Púlicas do governo local.
"Às comemorações de 140 anos de Maksim Gorki, em Nizhniy Novgorod, estiveram presentes suas netas Marfa e Dariya Peshkov, a bisneta Ekaterina Peshkova e seu filho Maksim, convidados de honra do 33º Seminário Internacional sobre "Maksim Gorki: uma visão do século XXI - Leituras de Gorki" .
À estas leituras participam especialistas em literatura vindos de todos os cantos do mundo, principalmente os estudiosos da obra de Gorki. Elas tiveram início em 1943, dando à cidade o apelido de "Cidade Literária". Esta cidade que homenageou seu filho famoso ainda em vida: em 1932 ela foi rebatizada de Gorki, retornando o nome histórico em 1990.

Os descendentes do escritor participaram de todas as celebrações de todas as festividades, bem como fizeram uma visita à casa onde o famoso antepassado viveu sua infância.

Gorki, a esposa Ekaterina Peshkova e as netinhas, Darya e Marfa

Marfa é a neta mais velha, nascida em 1925 e ainda viva. Deu a Gorki os seguintes descendentes: Nadezhda, Serguei e Nina (todos nascidos entre 1947 e 1953, de seu casamento com o filho do famoso Beria, chefe da NKVD da Geórgia. Marfa, nome que pode ser , em português, traduzido para Marta,chegou a conhecer e conviver com Stalin, mas diz em suas entrevistas que as lembranças de tal convivência não são nada agradáveis. Ela é a segunda, da esquerda para a direita, na foto a seguir (calça alaranjada).















Fonte: rambler.ru photos



Marfa(com flores) ao lado de Ekaterina,
a tataraneta de Gorki(à sua esquerda)


Veja, no vídeo acima, a neta Marfa em entrevista
Fonte: vídeos yandex.ru

A neta caçula, é Dariya, nascida em 1927, também ainda viva. Dariya é atriz de teatro, casada com um ator de nome Alexandr Grave (ver foto abaixo).Deu a Gorki os seguintes bisnetos:Maksim e Ekaterina, como a bisavó. De Ekaterina postei foto abaxo(ao lado de Marka) e um vídeo. De Maksim nada achei, a não ser a citação de sua existência.
















Gorki com as netinhas


Dariya e Marfa descendem do único filho de Gorki, chamado Maksim Alexeievitch Peshkov.
Gorki teve uma filha, Ekaterina como a mãe. Não consegui achar a descendência desta filha dele. Ao que tudo indica, não deixou filhos.


Ver o Museu da Literatura M.Gorki, em N.Novogorod


No vídeo a seguir, pode-se ver Marfa e a bisneta de Gorki, Ekaterina:
Fonte: vídeos yandex.ru

Nenhum comentário:

GOSTOU DO BLOG? LINK ME

www.russiashow.blogspot.coms