quarta-feira, 22 de setembro de 2010

PETERHOF, O LOCAL DOS DEUSES

Peterhof  ou Petrodvoriets (o palácio de Pedro) é um conjunto de palácios, situado nas proximidades de São Petersburgo, onde fica o Palácio de Verão, da época de Pedro, o Grande. É uma coisa deslumbrante. Costumam falar que ele é o Versailles russo, mas me desculpem os que pensam difderente, ele é muito mais lindo, mais suntuoso. Me lembro que, dá primeira vez que lá estive, fui, depois, para Paris, fazendo questão de ir a Versailles para fazer a comparação: amor à Rússia a parte, usando apenas o bom senso, Peterhof ganha de longe,  opinião esta também compartilhada por meu marido, mais isento do que eu, já que não possui a paixão pela Rússia, que me domina...Além disto, visitar o local é uma festa: tem sempre músicos e figurantes, representando Pedro e a tzarina, que posam para fotos (de graça, é óbvio) ao lado dos turistas. Fica um ambiente bem russo, com a alegria característica deste povo.

Cento e vinte fontes, espalhadas por toda a área, enchem nossos olhos de beleza. Do local você avista o Golfo da Finlândia, um braço do mar Báltico. Caminhando pelas alamedas de Peterhof, você chega, inclusive, ao Golfo. Uma emoção única.

As fotos a seguir, extraí do site de Peterhof: são panorâmicas, lindas. Você precisa instalar um plugin. Pode instalar sem medo, o site de Peterhof é um site seguro. Eu instalei, sem problemas. Funciona melhor no internet explorer (para instalar no firefox encontrei dificuldade). Basta voc clicar na foto,
Não vou postar, aqui, detalhes do local, uma vez que na wikipédia você encontra muita coisa; o post ficaria imenso, desnecessáriamente.

Prometo, para um próximo post,o vídeo que fiz da minha primeira visita a Petergof; é preciso paciência, enquanto me acostumo com esta coisa de fazer cópias, uploads, etc.

Gabinete de Pedro, o Grande


Salão de Cerimonial


Salão de Baile
A seguir, fotos das fontes, não panorâmicas:







 


 










Capela gótica:
fonte: http://peterhofmuseum.ru/

Nenhum comentário:

GOSTOU DO BLOG? LINK ME

www.russiashow.blogspot.coms