quarta-feira, 9 de junho de 2010

LIVRO: POEMA PEDAGÓGICO - ANTON MAKARENKO

De grande interesse não só para educadores , mas para todos focados no tema educação, este livro deveria, principalmente, ser, de um maior interesse ainda para nossos políticos, para aqueles de detém o poder nas mãos e, ainda assim, relegam - no Brasil - esta área a um nível de total esquecimento, resultando na triste realidade de crianças em idade escolar fazendo malabarismos em semáforos, quando não, assaltando desavisados motoristas nos sinais.

Escrito no início do regime soviético (por volta de19 25), por Anton Makarenko( tido como um dos grandes pedagogos do século XX, do nível de Pestalozzi e Montessori( entre outros), que trabalhou, exatamente, com crianças e adolescentes abandonados, super carentes, esquecidos pelo poder público e pela sociedade de maneira geral.Suas crianças estavam a caminho da delinqüência, como muitos hoje aqui no Brasil.

Makarenko nasceu na Ucrânia, cidade de Khárkov.
(ver esta cidade no link a seguir, totalmente panorâmico, interagindo ao clique de seu mouse: http://www.vcity.name/kharkov/#1078)

Escreveu esta obra instado por Maksim Gorki, que não errou ao incentiva-lo: "Poema Pedagógico" é uma obra especialíssima, que você vai ler como um romance de alta qualidade literária, mas que é um relato "das experiências mais singulares, radicais e bem sucedidas da história da educação - a Colônia Gorki, na União Soviética que, de 1920 a 1928, transformou centenas de menores abandonados e jovens infratores, muitos com várias passagens pela polícia, em ativos cidadãos"

.O autor não mascara a realidade que enfrentou, mostrando os erros e acertos da Colônia, que trabalhava dentro da ótica da auto gestão e que se via constantemente barrada nos entraves de uma sociedade super burocrátizada e super vigiada.

Se numa tal conjuntura os resultados foram pra lá de satisfatórios, por que não no Brasil? Para a gente falta, apenas, vontade política e vergonha na cara....

Makarenko, quando da fundação da Colônia
Makarenko
Termino o post com as palavras do Gorki:
"Acabei de ler: que livro excelente! Tem autênticas aberturas, creio que não só para mim... Este é um livro inspirado na refeitura do homem! E quantos achados artísticos! Ele tem tipos integralmente arrancados da vida. Eles viverão! E o livro viverá... Quanto otimismo, quanta fé no ser humano!".
Para quem sabe o idioma russo, o livro está disponível no site:
http://sovietpsyhology.narod.ru/makarenko_ped_poema.htm

Nenhum comentário:

GOSTOU DO BLOG? LINK ME

www.russiashow.blogspot.coms