Escrito no início do regime soviético (por volta de19 25), por Anton Makarenko( tido como um dos grandes pedagogos do século XX, do nível de Pestalozzi e Montessori( entre outros), que trabalhou, exatamente, com crianças e adolescentes abandonados, super carentes, esquecidos pelo poder público e pela sociedade de maneira geral.Suas crianças estavam a caminho da delinqüência, como muitos hoje aqui no Brasil.
Makarenko nasceu na Ucrânia, cidade de Khárkov.
(ver esta cidade no link a seguir, totalmente panorâmico, interagindo ao clique de seu mouse: http://www.vcity.name/kharkov/#1078)
Escreveu esta obra instado por Maksim Gorki, que não errou ao incentiva-lo: "Poema Pedagógico" é uma obra especialíssima, que você vai ler como um romance de alta qualidade literária, mas que é um relato "das experiências mais singulares, radicais e bem sucedidas da história da educação - a Colônia Gorki, na União Soviética que, de 1920 a 1928, transformou centenas de menores abandonados e jovens infratores, muitos com várias passagens pela polícia, em ativos cidadãos"
.O autor não mascara a realidade que enfrentou, mostrando os erros e acertos da Colônia, que trabalhava dentro da ótica da auto gestão e que se via constantemente barrada nos entraves de uma sociedade super burocrátizada e super vigiada.
Se numa tal conjuntura os resultados foram pra lá de satisfatórios, por que não no Brasil? Para a gente falta, apenas, vontade política e vergonha na cara....
Makarenko, quando da fundação da Colônia
Makarenko
Termino o post com as palavras do Gorki:
"Acabei de ler: que livro excelente! Tem autênticas aberturas, creio que não só para mim... Este é um livro inspirado na refeitura do homem! E quantos achados artísticos! Ele tem tipos integralmente arrancados da vida. Eles viverão! E o livro viverá... Quanto otimismo, quanta fé no ser humano!".Para quem sabe o idioma russo, o livro está disponível no site:
http://sovietpsyhology.narod.ru/makarenko_ped_poema.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário