domingo, 11 de abril de 2010

UM POUCO SOBRE NIKOLAI GOGOL



RESUMO BIOGRÁFICO:
by Milu Duarte

Nikolai Vasilievich Gogol nasceu em Velyki Sorotschynzi, Ucrania, em 1809 e morreu em Moscou, em 1852.
casa onde nasceu o escritor

Apesar de muitos de seus trabalhos terem sido influenciados pela sua herança ucraniana, ele escreveu em russo sendo por isso considerado parte da literatura russa.


Filho de pequenos proprietários de terra, o pai foi um oficial cossaco que lhe transmitiu o gosto pela literatura. De sua mãe recebeu toda uma herança religiosa, que se manifestou na forma de um misticismo doentio à beira de sua morte.

Gogol marcou o início da tradição realista na literatura russa.


Aos 19 anos mudou-se para Petersburgo, iniciando uma carreira burocrática sem êxito: seu sonho foi desde sempre se autor de peças teatrais.


Em São Petersburgo começa a trabalhar , em 1831, como professor universitário de História, tendo a chance de conhecer Pushkin, que viria a ser sua influência maior, tendo sugerido a Gogol, inclusive, temas para algumas de suas obras, a exemplo de O Inspetor Geral e Almas Mortas.

A experiência da vida burocrática, onde ele próprio não passou de medíocre funcionário, lhe inspirou uma magnífica novela, O Capote (1843), a qual já disponibilizamos neste espaço Multiply, em formato de E-book, cujo herói, Akaki Akakievitch, se tornou o arquétipo do pequeno funcionário russo.


O período em que trabalhou como professor de história foi fértil, tendo publicado inúmeras novelas.


Escreve então, sua brilhante novela de comédia, deliciosa ficção ironizando a forma na qual o Governo Czarista fiscalizava a cobrança de tributos - idéia básica da futura peça de teatro - O INSPETOR GERAL. A conseqüência desta crítica é que teve de sair, temporariamente, da Rússia. A peça só pode ser encenada graças às influências de Pushkin junto à família real. Foi um sucesso junto aos liberais, mas muito criticada pelos reacionários, como acontece sempre em qualquer país em tais situações.


Gogol fica muito irritado por sentir que não compreenderam o principal de sua obra: ele nao quis, simplesmente, atacar o poder temporal vigente,mas denunciar os vícios e abusos intrínsecos à alma humana. Ficou num tal estado emocional que resolveu largar tudo. Iniciou (1836) uma longa viagem pela Europa e residiu em diversas cidades, particularmente em Roma. Em Roma, concluiu a redação do primeiro volume do romance Mertve duchi(Almas Mortas (1842), sua principal obra, e no mesmo ano publicou o conto"Shinel"(O Capote).


Voltou a Moscou, mas logo retornou para Roma, onde continuou o romance Mertve duchi.

Em seus últimos anos da vida envolveu-se em profunda crise espiritual, em que faz radical defesa da religião ortodoxa. Empreendeu uma peregrinação a Jerusalém e, por influência de um religioso fanático, queimou parte de sua obra, que depois reescreveria. Voltou definitivamente para a Moscou, Rússia (1848), mas rejeitado tanto por liberais como por conservadores, morreu em Moscou, envolvido em misticismo e em profunda crise emocional. Morre Gogol, fatigado pelos jejuns. Obtêm, após a morte, cerimônias e reconhecimento únicos: seu corpo embalsamado segue insepulto por quase três dias carregado pelos estudantes a oferecerem homenagens ao grande escritor em diferentes locais - todos os que leram Gogol queriam ver de perto a despedida do grande autor. Está enterrado no cemitério de Novodevitchi, em Moscou.



CEMITÉRIO DE NOVODEVTCHI
Turguiêniev, outro monstro da literatura russa e mundial, escreveu a respeito de Gógol:

"Para nós ele foi mais do que um escritor: ele nos ajudou a descobrir quem somos"

E Dostoievski, para mim o maior escritor de todos os tempos,junto com Tolstoi, afirmou que "todos os escritores russos, contemporâneos de Gogol, eram "filhos de O Capote".


Além da biografia:só especulações...


Marcell Proust teria sido um homossexual. E Andrè Gide também( ao que parece, assumido). Existem evidências, que não vêm ao caso agora relatar, já que o assunto aqui é a literatura russa.Assim, também, o foram - assumidamente, Jean Genet e Paul Verlaine. Sem provas conclusivas, temos a homossexualidade de Leonardo da Vinci. Thomas Mann deixou em seu diário sua opção sexual gay e Oscar Wilde chegou a ser preso por isto.
Marguerite Yourcenar teve um romance de 4 décadas com Grace Frick.
Outro a engrossar a lista de franceses, Jean Cocteau, manteve uma relação duradoura com o dramaturgo Raymond Radiguet.
Outra figura da longa lista de gays famosos é o norte-americano Truman Capote. Toda esta lista, que não está completa, uma vez que nossa intenção não é a de denunciar os homossexuais na história da literatura, é apenas para falar que Nikolai Gogol também, talvez, tenha integrado a de gênios homossexuais: seus biógrafos dizem que morreu virgem e que era impotente. Nada comprovado, apenas especulações. Mas, ainda que seja verdade, não prova também seu homossexualismo. E ainda que o tenha sido, como o foram os outros citados, todos gênios da literatura universal, em nada vai denegrir sua imagem de um dos maiores escritores de todos os tempos. Finalizando, alguns dizem que seu homossexualismo é tão real como seu cabelo engordurado, às custas de brilhantina importada de Paris....Mas fiz aqui tal adendo a fim de não me acusarem de omitir um detalhe tão sem importância destes por ser uma apaixonada tendenciosa pela Rússia. Registro feito, resumo biográfico encerrado. Quem quiser saber mais sobre ele e outros escritores russos, recomendo um livro excelente: "Dostoievski,Gogol, Gorki, Pushkin, Tchekhov, Tolstoi, Turgueniev: aspectos de suas vidas e obras', escrito por Jayme Mason.

Nenhum comentário:

GOSTOU DO BLOG? LINK ME

www.russiashow.blogspot.coms