segunda-feira, 12 de abril de 2010

IVAN TURGUÊNIEV: MINIBIOGRAFIA E UM PASSEIO VIRTUAL PELA RÚSSIA DO AUTOR.

Ivan Turguêniev, primeiro dos grandes romancistas russos a adquirir prestígio na Europa, é também, o mais voltado para o mundo ocidental. Sua extensa obra, desvendando a alma do povo russo, manteve a sociedade européia informada sobre as turbulências sociais que ocorriam na Rússia de seu tempo.


Turguêniev foi o escritor que consolidou o romance na literatura russa e preparou o caminho para autores com mentalidade tão diversa da sua como Dostoiévski e Tolstói. Foi contemporâneo dos dois titãs: de Dostoievski, ele não gostava. De Tolstoi foi grande amigo, apesar de terem tido um desentendimento que durou 17 anos, em parte pelo mesmo motivo pelo qual não gostava de Dostoievski: o culto ao eslavismo. Conheceu Puchkin pessoalmente e chorou muito a sua morte.Um de seus maiores amigos, por toda a vida, foi o anarquista Bakunin.

Vejamos um pouco de sua vida:
Nasceu de uma abastada família na propriedade de Spasskoe-Putovinovo, distrito de Orel, localizada, aproximadamente, a 360 km de Moscou. Criado no campo, tinha conhecimento da vida russa tanto quanto os mujiques. Sua mãe era a típica matriarca (a milionária era ela), mulher extremamente rigorosa, traída pelo marido mais novo do que ela, descontando seu mau humor nos filhos e servos, que sofriam maus tratos da parte dela, sendo raros os dias em que Turguêniev não era surrado. Esta tirania ele suportou até a morte da mãe. Resta acrescentar que Varvara, a mãe do escritor, não era nenhuma mulher de comportamento moral irrepreensível: teve uma filha com seu médico particular, o Dr. Behrs, pai de Sófia, a esposa de Tolstoi.

Apesar de sua mãe ter tido uma cultura europeizada, seu pai exigia dos filhos um conhecimento perfeito da língua russa, o que o levou a escrever toda sua obra nesta língua, apesar de dominar fluentemente diversos outros idiomas.

Estudou na Universidade de São Petersburgo, a mais coneituada do império russo, enquanto sua família fixara residência em Moscou. Se formou precocemente. Aos 19 anos já editava sua primeira coletânea de poemas.Prosseguiu seus estudos em Berlim. Conheceu Hegel, que foi seu professor. Obteve licenciatura em Moscou.










Univ.S.Petersburgo, nos tempos do autor
Ivan nunca se casou, em parte devido à influência de sua mãe. Apesar disto teve uma filha com a costureira de Varvara, sua única herdeira.


Viajou muito, por quase toda a Europa; teve uma ligação com uma cantora de opera francesa e casada - Pauline Viardot-Garcia. Ele manteve esta ligação com Pauline e seu marido por toda a vida. A amizade com seu marido perdurou, apesar disto.


Assim como seus contemporâneos Tolstoi e Dostoievski, ele foi um jogador compulsivo. Tinha, também, como Tolstoi, paixão pela caça, esporte ao qual dedicou um livro ("Relatos de um Caçador") .

Pais e Filhos (1862)é considerada sua obra-prima. O romance narra a tragédia existencial de um homem inteligente e generoso — Bazárov, que não consegue levar uma vida niilista (ou seja, uma reação contra antigas concepções religiosas e idealistas) conforme propusera a si mesmo. Este personagem foi inspirado em um médico seu conhecido.

Da contracapa da edição russa do livro, extraímos o seguinte:

No ano de 1862 I.S. Turgueniev (1818-1883) escreveu o livro "Pais e Filhos". Neste tempo o escritor era muito conhecido e popular nos meios intelectuais progressistas. As queixas contra o autor eram no sentido de que seus romances e novelas sempre tinham heroinas, mas nunca heróis sérios. Daí, Turguêniev ter resolvido criar um personagem como Bazárov, que lutava com a geração passada, surgindo como um revolucionário niilista, um ser que se encanta consigo mesmo, portando a bandeira da rebeldia. Os antigos admiradores de Turguêniev o atacaram, considerando o livro de má influencia e responsável por uma série de atentados. Iniciou-se um verdadeiro escândalo na imprensa, do qual apenas Dostoievski se posicionou do lado de Turguêniev. Ofendido, encolerizado, excessivamente magoado, o autor para sempre abandonou a Rússia.


Agora, vem comigo, pelos caminhos de Turgueniev:



Em sua propriedade, o escritor andava sempre
acompanhado de armas.
















Agora, algumas imagens da cidade nos tempos do escritor:







Esta região fica no centro do país, área de uma riquesa histórica e cultural bastante tradicional: nela viveram escritores e poetas que deram glória à literatura russa: entre eles, Ivan Turguêniev. Ele vivia, mais especificamente, na propriedade retratada a seguir:



































Gabinete do escritor












Biblioteca de Turguêniev











Cassino particular do escritor

A propriedade de Turgueniev em Oriel hoje é o Museu do escritor naquela cidade, localizando-se no seguinte endereço:
Rua Turguêniev, n. 11 (улица Тургенев, д.11)
Cidade: Oriel

site oficial: http://www.turgenev.org.ru/index.html

A ele ainda são dedicados outros museus:

EM MOSCOU:











Rua Ostozhenka, n.37 -Улица Остоженка, Д.37
Moscou

Um comentário:

Anônimo disse...

fotos lindas amigo!

GOSTOU DO BLOG? LINK ME

www.russiashow.blogspot.coms