domingo, 4 de abril de 2010

MINHA RUSSIA ETERNA

 eu, em 2002, na entrada de Peterhof (S.Petersburgo)

A Rússia me fascina desde minha infância, sempre causando estranheza em todos os que me cercavam. Não era fácil compreender este meu sentimento, sobretudo naquela época, em pleno regime militar, quando pelos muros de São Paulo, minha cidade natal, escreviam frases reacionárias do tipo "cuidado: os russos vêm aí". Ninguém conseguia entender minha paixão que, mais tarde, serviu de dor de cabeça para meus pais, quando comecei a procurar professores de russo em plena repressão. É claro, não encontrei. Só bem depois, já no governo Sarney, consegui comprar livros para estudar o idioma que tanto me encantava. De cara descobri algumas palavras que eu já "conhecia" de sonhos infantis e que tanto me encabulavam por não entender de onde eu sabia aquelas coisas. O tempo foi passando e a angústia de viver longe da Rússia, país que entendia ser "meu", ia crescendo. Fui, finalmente, parar em um terapeuta transpessoal. O resultado foram regressões a possíveis vidas passadas vividas na Rússia, Ucrânia e Bulgária, o que acredito piamente e, para mim, explica em parte esta paixão.
Tive a oportunidade de conhecer já dois destes três países e de "rever" os locais vividos em regressão. Impressionante a sensação do já vivido, coisa intensa, a emoção de se sentir "retornando" ao lar foi incrível. Resta, agora, ir para a Criméia, na Ucrânia...
Mas a paixão pela rússia não se explica, é óbvio, só por um possível caso de reencarnação. Pesa na balança, sobretudo, a força de sua cultura, de sua literatura, suas artes. Sou uma apaixonada pelos escritores russos, dos clássicos Dostoievski, Tolstoi, Pushikin, Gorki, Tchekhov, passando pelos autores soviéticos,como Ilia Ilf e Evgueni Petrov, até os mais modernos da geração "P" de Victor Pelevin.

Meu fascinio passa ainda pela história russa, uma das mais densas da humanidade;reputo a este país, também, forte influência nas minhas tendências políticas de esquerda, que ainda sobrevivem, malgrado a morte dos partidos de esquerda em nosso país.
Ainda motivo de admiração é a arquitetura de suas cidades e o sistema educacional vigente, que funciona e faz inveja a quem, como eu, lamento a falta de investimentos em educação no Brasil...Acho que poderia encher páginas citando tudo de bom que tem neste país dos meus sonhos(reconhecendo, é óbvio, que nada no mundo é perfeito, pois lá existem coisas ruins também...), como sua culinária de dar água na boca, mas o que a Rússia tem de melhor é o seu povo. Ao contrário do que pensa o cidadão ocidental, influenciado pela cultura(ou contracultura)americana e por anos de guerra fria, o povo russo - além de ser lindo - é culto, alegre, terno e bom. Amo este povo e no meio dele fiz a maioria de meus melhores amigos. Tenho alguns já como minha própria família.
Quem ler este blog deve estar se perguntando por que eu ficar aqui fazendo propaganda da Rússia. Simplesmente porque acho que é preciso. O brasileiro precisa se "desamericanizar" um pouco e valorizar outras culturas ainda desconhecidas aqui deste lado do planeta. Faço aqui uma sugestão: procurem assistir filmes russos(eles têm muitos filmes de arte, muito filme excelente), conhecer as músicas russas e, quem sabe, dar uma incursionada de cabeça na literatura russa. Vocês vão descobrir que tem muito mais coisa entre o céu e a terra do que a que nos é vendida pela cultura do McDonald´s e da microsoft!!!!!!



Catedral de Sao Basilio, Moscou


crianças russas no restaurante Mumu-russo já nasce bonito!

Na porta do hotel Pulkovskaya, em São Petersburgo.

Já vivi aqui???

Yuri, meu irmão russo, e eu, na frente do hotel kosmos



Eu e Fefe, no centro de Moscou
Eu e Fefe
Eu e Pedro, o Grande


Eu na Praça Vermelha: parece sonho, mas não é!

http://www.liveinternet.ru/images/attach/2/5140/5140848_v11.jpg


A imagem 
“http://www.photoforum.ru/f/photo/000/332/332817_79.jpg” contém erros e 
não pode ser exibida.
A imagem 
“http://klintsy.ru/foto/bfoto/2615_218735.jpg” contém erros e não pode 
ser exibida.


A imagem 
“http://www.msk-guide.ru/img/145/907.jpg” contém erros e não pode ser 
exibida.


Картинка 36 из 194


Картинка 41 из 133
Картинка 57 из 133
Картинка 65 из 133

SLIDE SHOW DA MINHA PRIMEIRA VIAGEM À RÚSSIA










Nenhum comentário:

GOSTOU DO BLOG? LINK ME

www.russiashow.blogspot.coms