sexta-feira, 9 de abril de 2010

PROPAGANDA MONUMENTAL: DELICIOSO ROMANCE SATÍRICO!: PROPAGANDA MONUMENTAL

A imagem “http://www.vestnik.com/issues/2002/0612/images/nuzov_voinovich_avtoportret.jpg” contém erros e não pode ser exibida.
Estou lendo e adorando, diga-se de passagem, um livro do escritor russo moderno - Vladimir Voinovitch. Este autor, do gênero satírico, estilo Nikolai Gógol, já havia me deliciado com um livro intitulado "A Vida e as Extraordinárias Aventuras do Soldado Ivan Tchonkin". Semana passada, encontrei nas livrarias aqui de BH um outro livro seu (coisa rarissima!!!): "Propaganda Monumental". Os títulos podem, à uma primeira vista, parecer estranhos ao leitor, mas ele é simplesmente fantástico. Suas críticas ao regime soviético lhe valeram sua saída da União Russa de Escritores (um equivalente da nossa Academia de Letras) em 1974 e sua expulsão do país: ele vive em Munique. Mas, em compensação, fizeram dele um dos escritores mais populares em seu país.

Este livro, ora indicado, tem como pano de fundo o culto à personalidade no período stalinista. A personagem central - " Aglaia Riévkina, tem fé e paixão verdadeiras por Stalin e suas idéias. Seu comprometimento com o sistema político chega ao ponto de articular a confecção de um monumento ao dirigente para ser colocado numa posição central da cidade de Dolgov. Todos os caminhos devem passar pelo grande lider. ' No Deus celeste ela não acreditava, o seu Deus terrestre era Stalin'. Até que com a morte de Stalin e a abertura da era Khruchov, a grande estátua fica sem sentido e exigem que a removam. Como nada pode ferir seu compromisso, Aglaia resolve levar o monumento para seu próprio apartamento".

A partir desta situação inusitada, Voinovich desenvolve uma visão cômica e muito humana do período soviético. Coisa de gênio, que - além do prazer de uma leitura agradável, nos dá a visão histórica do que aconteceu naquele país fabuloso durante o comunismo.
Pelo que andei pesquisando, o preço do livro gira em torno de R$ 40,00, sendo encontrado nas melhores livrarias.
A seguir, um video com o escritor.

Um comentário:

Unknown disse...

Ah, eu amei esse livro! Foi o primeiro livro que li - conscientemente - de um russo, e nunca mais parei. Foi por causa dele que gamei nesse país maravilhoso e estranho que é a Rússia. Super recomendo! Ainda há outro, do Vladimir Voinovich, que é melhor ainda, "A vida e as extraordinárias aventuras do Soldado Ivan Tchônkin". É definitivamente imperdível, esse eu ainda sou capaz de comprar.

GOSTOU DO BLOG? LINK ME

www.russiashow.blogspot.coms