segunda-feira, 29 de março de 2010

HOMENAGEM A TOLSTOI NO ANO DO CENTENÁRIO DE SUA MORTE


Em novembro deste ano, completará o centenário da morte do maior escritor da literatura universal, ao lado de Dostoievski: Lev Nikolaevich Tolstoi. Daí, resolvi homenagea-lo com um post. Me senti emocionada, quando - navegando na página da Editora Cosacnaify, deparei com um video do conde no link a seguir:
http://editora.cosacnaify.com.br/blog/?p=2173
Achei que muitos, como eu, também gostariam de ver o Tolstoi no seu dia a dia, com sua família, cavalgando, entre amigos, escrevendo, enfim, um ser humano normal, independente do gigante que foi. Parti, então, para buscar outros videos dele. Encontrei um, feito a partir de cenas em video e de fotos, que adorei, já que trás uma canção russa intitulada 'Lev Tolstoi". Muito linda.
Coincidentemente, enquanto eu procurava no google e no yandex por videos deste meu autor favorito, uma amiga enviou-me um e-mail com um novo link, desta vez do trailer do filme "A última estação", baseado em livro do mesmo nome, de Jay Parini, que narra os dias finais da vida do escritor. Este trailer se encontra no final do post.
Espero que os que vierem a ler este blog encontrem neste post o mesmo prazer que encontrei.
Termino a matéria informando, aos que acreditam que existe vida depois da morte, que o Tolstoi já psicografou alguns livros através da mediunidade de duas brasileiras: Marilusa Vasconcelos e Célia Xavier. Aos que não acreditam que pulem esta parte e fiquem com os videos. E viva Liev Tolstoi!
Círculo de escritores russos da revista "Covremenik" (O contemporâneo):Ivan Goncharov,Ivan Turgueniev, Lev Tolstoi,D.V.Druzhinin e A.N.Ostrovski"(1856)
A foto acima é bem interessante, já que em suas famosas "Confissões" Tolstoi diz o seguinte:

"Aos vinte e seis anos eu cheguei, após a guerra, a Petersburgo e uni-me a alguns escritores. Aceitaram-me como um deles, me bajularam.E quando menos eu esperava, as idéias sobre a vida daquelas pessoas, escritores com os quais me uni,foram por mim assimiladas e já completamente obliteraram em mim todas as minhas prévias tentativas de me tornar melhor."
Sempre tive curiosidade em saber quais eram estes 
escritores e, agora, desconfio que sejam os acima 
apondados.Mera questão de curiosidade da minha
parte ou de fofoca literária, pela qual peço perdão
aos leitores do blog... 
Já que citei as Confissões, resta lembrar que, 
por suas idéias a respeito do verdadeiro 
Cristianismo,ele foi excomungado pela Igreja 
Ortodoxa Russa. Assim,julguei interessante a foto a seguir, 
tirada de um quadro da Igreja da aldeia de Tazovo, cujo 
título mostra o quanto a Igreja Ortodoxa o preza:
"Tolstoi no Inferno"!
 Tolstoi contando histórias para os netos:
 Tolstoi, Sófia e filhos:
 
 


(Crédito:Nekij)

No último video pode-se ver Tolstoi nas seguintes situações:
I.Última visita de Tolstoi a Moscou, em setembro de 1909.
1.Lev Nikolaevitch Tolstoi parte da propriedade de Tchertkov
2. Na sequência, a condessa Sófia Andreevna Tolstaya
3..Tolstoi,Tchertkov e a família do escritor
4. Chegada a Moscou
5. Na estação Bryansk
6. Tolstoi chega a sua casa em Khamovnikah, que veio a se transformar em museu Tolstoi.
7. Partida para Yasnaya Polyana

II. Tolstoi em Yasnaya Polyana -1908-1910
8. família de Tolstoi
9. Tolstoi dá esmolas a camponeses pobres
10. Passeio de Tolstoi montado acompanhado do dr.Makovetski
11. Tolstoi caminhando às 5 horas da manhã
12. Tolstoi e sua esposa Sófia
13. Netos de Tolstoi
14. Tolstoi trabalhando
15. O conde Tolstoi na varanda com a família
16. O conde Tolstoi já doente na varanda de sua casa, no dia de seu aniversário, em 28 de agosto de 1908


III. Morte em Astapov Astapovo e seu funeral em Yasnaia Polyana - filmagens entre 7 e 9 de novembro de 1910
17. Tolstoi na urna funerária


clique no player a seguir e ouça a música 'Lev Tolstoi, para mim um verdadeiro hino ao autor! Agradeço ao Dmitri pela gentileza de me enviar tanto o mp3 quanto a letra da música.
Get this widget | Track details | eSnips Social DNA

Nenhum comentário:

GOSTOU DO BLOG? LINK ME

www.russiashow.blogspot.coms