(crédito: https://yandex.ru/images/
Em outro post, já tive a oportunidade de falar sobre os "Contos da Nova Cartilha" e o projeto pedagógico de Liév Tolstói. Quem tiver curiosidade a respeito, clique aqui. Hoje, deixo apenas um dos contos que compõem o Primeiro livro de leitura deste fabuloso trabalho do mestre russo, intitulado "A tia conta como aprendeu a costurar", extraído do meu exemplar da obra, editado pelo Ateliê Editorial.
Quando eu tinha seis anos, pedi à minha mãe que me deixasse costurar. Ela respondeu:
- Você ainda é pequena, vai furar o dedo.
Mas eu não deixava a minha mãe em paz. Mamãe pegou do baú uma tira de pano vermelho e me deu; depois enfiou na agulha uma linha vermelha e me mostrou como segurá-la. Eu comecei a costurar, mas os pontos não saíam iguais: um saía muito grande, outro ia parar na beiradinha do tecido, esgarçando tudo. Por fim, espetei meu dedo e fiz força para não chorar, mas minha mãe perguntou:
- Que há com você?
Eu não aguentei e caí no choro. Então, mamãe mandou-me ir brincar.
À noite, na cama, os pontos não saíam da minha cabeça. Eu só pensava como aprender a costurar o mais rápido possível, e me parecia tão difícil, que achava que nunca iria conseguir. Agora já sou grande e não me lembro mais de como foi que aprendi a costurar. E quando estou ensinando à minha filha a costurar, me admiro de como ela não consegue segurar a agulha.
Fonte: Contos da Nova Cartilha - Primeiro livro de leitura/Ateliê Editorial
3 comentários:
É o melhor blog brasileiro que encontrei sobre cultura russa, gostei das suas histórias, também, muito bom!
Gostei muito do seu blog, é o mais completo do Brasil e também gostei das suas histórias, muito bacana!
Depois de ler seus posts me dá vontade de aprender russo.
Postar um comentário