segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Os Descendentes de Pushkin- Parte 1: filhos e netos


Um dos meus passatempos favoritos é a genealogia.Com isto, me interesso, também, pela descendência de alguns personagens históricos  bem como dos escritores que mais gosto. Todos no âmbito da Rússia, nem preciso frisar.
  Através destas "pesquisas", a gente acaba descobrindo coisas interessantes como, por exemplo, a existência de descendentes comuns a Pushkin e a Gógol, ou a realização de encontros internacionais dos descendentes de Pushkin. São coisas deste tipo que disponibilizamos nesta postagem e na próxima, que trará o vídeo de um encontro da família, produzido pelo "Pervy Kanal", Rússia, TV1.

Já postei, em outras ocasiões, descendentes de Tolstoi, Dostoievski e Lenin. Hoje trago os descendentes de , uma das principais, senão a principal, figuras da literatura russa: Aleksandr Sergueievich Pushkin.
  Os "pushkinistas"(1) calculam, de modo geral, incluindo os que morreram há muito tempo atrás,  237 descendentes diretos do poeta, entre os quais 171 estavam vivos no início dos anos oitenta do século XX. O destino os espalhou pelo mundo afora. Existiam, então, 82 descendentes vivendo na Rússia, 24 na França, 20 na Inglaterra, 12 nos EUA, 10 na Bélgica, 6 na Suíça, 5 na Alemanha, 3 na Itália.  Nas ilhas havaianas vivem 6 e 3 no Marrocos. 
Neste post, começamos  pelos filhos do próprio Pushkin, que morreu muito cedo, quando tinha só 37: eles foram 4 .

"Os filhos de Pushkin", exposto na "Casa Museu A.S.Pushkin, de S.Petersburgo
Da esquerda para a direita: Grisha, Masha, Natasha, Sasha. Desenhado por Natalya, sua esposa, em 1841 

 1ª Geração: Filhos de Pushkin


 Começo sua linhagem pelos filhos que teve com Natalia Nikolaievna Pushkina (Gontcharôva, de solteira), retratada logo a seguir:

(Natalia viveu de 1812 a 1863)

1.1 -Maria Aleksandrovna Pushkina (Masha), (Gartung, após o casamento), a primogênita do casal : nascida a 19/31(2) de maio de 1832, em São Petersburgo. Masha (diminutivo russo de Maria) faleceu em Moscou, no dia 7 de março de 1919. Foi dama de compnhia da Imperatriz,  sua homônima, Maria Aleksandrovna, esposa do Imperador Aleksandr II. 

Tolstoi conheceu Maria em Tula e se inspirou em alguns de seus traços físicos para fazer sua imortal Ana Karenina.

A história de Maria é triste, já que seu marido, Leonid Hartung, foi acusado injustamente por um crime que não cometeu. Ele se suicidou em função disto e Maria jamais se conformou. Ela tinha convicção da inocência do marido.  Em uma carta à família, Maria diz:
"Estou convencida, desde o início do processo, da completa inocência  de meu marido nestas atrocidades que o acusam. Vivi com ele 17 anos e conheço todos os seus defeitos. Ele os tinha muitos, mas sempre foi de uma honestidade irreprovável e de um coração bondoso. Ao morrer, ele perdoou seus inimigos, mas eu não os perdoo.".( de uma carta de Maria a I.N.Gontcharov e E.N.Gontcharov), em 24/10/1877).
Maria não deixou descendentes.




 Maria Pushkina. 
Quem for à São Petersburgo poderá fazer um passeio até à Rua  Furshatskaya, 2 e conhecer a casa onde Maria nasceu:


 A primogênita de Pushkin está enterrada no cemitério de Donskoi Monastério, em Moscou.














  

 Túmulo de Masha     e o  Donskói Monastério

1.2 - Aleksandr Aleksandrovitch Pushkin (Sasha): Nascido a 6/18 de julho de 1833, em Peterburg e falecido em 19 de Julho (1º de agosto) de 1914, em Ostankino, distrito de Moscou.

Consta que foi o filho favorito dos pais, que o chamavam, carinhosamente, de "Sashka" , que é o diminutivo de Sasha. Depositavam nele grandes esperanças, devido ao seu gênio enérgico e impetuoso. Tanto assim, que seguiu carreira militar, tendo sido general.

Sasha foi impetuoso, também, na hora de legar herdeiros aos seu famoso pai: teve 13 filhos, de seus dois casamentos.
  







 





 Aleksandr  Aleksandrovitch Pushkin



 1.3 - Grigory Aleksandrovitch Pushkin, o Grisha. Filho caçula do poeta, nascido a (2)/(14) de maio de 1835. Faleceu em (03)/(15) de agosto de 1913, em Vilna, capital da Lituânia.



Grigory Pushkin em dois tempos: na idade adulta e na juventude


1.4 - Natalya Aleksandrovna Pushkina (Natasha). Depois de casada, Pushkina-Dúbelt. Nasceu em 23 de maio de 1836, em São Petersburgo, e faleceu em data incerta, no ano de 1913. Existe uma dúvida entre 10 de março e 14 de maio, como a data de sua morte. Natasha (como era chamada) foi a mais bela das filhas do poeta. Sua beleza era famosa na época. Diziam que conseguia ser mais bela do que a mãe. Através de um segundo casamento, se tornou Condessa de Merenberg.


Natalya Pushkina quando jovem,à esquerda e já adulta, à direita
 (clique nas imagens para ampliá-las)



Destes 4 filhos é que vieram os demais descendentes do grande poeta russo. Vejamos, então, esta genealogia, apenas no tocante aos netos. As demais gerações farão parte do próximo post, a fim de não estender demais este espaço.


2ª Geração: Netos de Pushkin

1 -Filhos de Sasha

A) filhos do casamento com Sofia Lanskaya

  Foto de parte dos filhos do primeiro casamento de Sacha 
quando crianças - clique na foto,vale a pena ver maior


Como  já foi dito anteriormente, Sasha se casou duas vezes. O primeiro casamento foi com  Sofia Aleksandrovna Lanskaya(3) (1838/1875) (retrato a seguir).


 Os dois tiveram 11 filhos e Sofia morreu antes de completar 40 anos, deixando Sasha  para cuidar, sozinho deles, que eram, na maioria crianças ou adolescentes.

2.1.1 - Natalia Aleksandrovna (1859-1912), que se casou com Pavel Arkad'ievitch Vorontsov-Vel'yaminov.

2.1.2 - Sofia Aleksandrovna (1860-1861)
2.1.3 - Maria Aleksandrovna Pushkina-Bykova (1862-1939): a responsável pela união da família de Pushkin com a de Gógol.


 Esta filha de Sasha tornou-se Bykova por meio do casamento com Nikolai Vladímirovitch Bykov, sobrinho de Gógol, outro grande expoente da literatura russa. Logo, os dois literatos se aparentaram a partir de Maria (neta), que gerou  descendentes comuns a Pushkin (diretos) e a Nikolai Gógol (indiretos), e que trazem o DNA de dois grandes gênios das letras mundiais.

 Após o casamento, a neta de Pushkin parte, com o marido, para Poltava e passa a viver na propriedade da família Gógol até a revolução de outubro.

Na foto abaixo, Maria e seu marido, filho da irmã de Gógol:



 2.1.4 - Aleksandr  Aleksandrovitch Pushikin(1863-1916), casou-se com Olga Nikolaevna Reshetova. Como se vê, já é o terceiro Aleksandr da linhagem, a partir do poeta. Os nomes, sobrenomes e patronímicos idênticos, por vezes, confundem a gente...


2.1.5 - Olga Aleksandrovna (1864 - 1933):
 Casou-se com Nikolai Nikolaevitch Pavlov. Esta neta de Pushkin dedicou sua vida à caridade Foi diretora de uma casa para doentes terminais em Moscou e voluntária em hospitais.


Encontrei um recorte de jornal da época noticiando o falecimento de Olga. Está em russo, ideal para os russo falantes):


2.1.6 - Anna Aleksandrovna Pushkin (1866-1949)

 
 












Da Anna, achei sua voz em uma entrevista de rádio, quando do aniversário de 150 anos de seu avô Aleksandr Pushkin. Mais um brinde para os falantes do russo. Para os não falantes, talvez interesse também, apenas pela curiosidade de ouvir a voz de um descendente do grande poeta russo:




2.1.7 - Grigory Aleksandrovitch Pushkin (1868/1940). Mais um descendente militar de Pushkin: este foi coronel. Foi casado om Yulia Aleksandrovna Barteneva e tiveram um filho, também chamado Gregori., tal como o pai e o tio avô.

 
2.1.8 - Pyotr  Aleksandrovitch Pushkin (1870-1870, segundo filho de Sasha que morre ainda bebê. 

2.1.9 - Nadéjda Aleksandrovna Pushkina (Nadya, em família) (1871-1915):  esta neta de Pushkin foi uma abadessa do Monastério Iverski, em Moscou no período de  1909 a 1915. Nadya morreu repentinamente, na residência de seus parentes em Tambov, em decorrência de uma crise asmática.
 
Monastério Iverski


2.1.10 - Vera Aleksandrovna Pushkina (1872-1909), que se casou em 1901 com Serguei Petrovitch Mesentsov, também militar, tal como os membros da família Pushkin. 

Pelas memórias de uma prima irmã dela, N.I.Arapova, falecida em 1949, ficamos sabendo que:
"Nadéjda e Vera Aleksandrovna Pushkin, netas do poeta, filhas de seu filho Aleksandr Aleksandrovitch, foram minhas grandes amigas; crescemos junto, brincamos junto, ingressamos junto no ginásio, na mesma classe, e terminamos nossa educação junto,. Elas passavam as férias em nossa casa em Arapov. No inverno vivíamos em Petesrburgo e nos víamos frequentemente".
2.1.11 - Serguiei Aleksandrovitch Pushkin (1874-1898). Suicidou-se. Morreu solteiro.


Pode-se notar como os nomes se repetiam no seio desta família: Maria, filha do poeta e Maria, neta do poeta (nome dado em homenagem à mãe de Pushkin); Aleksandr - o poeta e também seu filho; Grigory filho e Grigory neto. Veremos, ainda, muitas repetições de nomes , o que - por vezes - pode causar um pouco de confusão. Ao fazer este post, me senti como se estivesse lendo "Cem Anos de Solidão", numa versão russa. Em várias ocasiões que parar e prestar mais atenção para ver se determinada foto ou determinado fato se referia ao filho, ao neto, e por aí afora.


B) Filhos do casamento com M.A.Pavlova

Este segundo casamento de Sasha foi considerado, pelos  historiadores de Pushkin, como um grande erro: ele se casou com a sobrinha neta de sua primeira esposa, Sofia. Ela não conseguiu substituir, para os filhos de Sasha, a mãe morta: possuía muitas limitações, comparadas às qualidades de Sofia.  Reclamava constantemente de seu marido velho e roubou-lhe a paz dos anos de velhice.  Maria Pavlova deu a ele dois filhos: Nikolai e Elena.

 De acordo com sua vontade, Sasha foi enterrado ao lado de sua primeira esposa, Sofia. Após sua morte, a segunda esposa foi embora com os filhos do primeiro casamento para fora da Rússia, abandonando Elena e Nikolai; este foi para Londres. Maria Pavlova morreu no exterior.


2.1.12 - Nikolai Aleksandrovitch Pushkin (1885-1964)

Interessante notar a semelhança de Nikolai com o pai, quando novo. Faço questão de colocar, abaixo, as duas fotos lado a lado, para a devida comparação:
 
Sasha                                                                                                                 Nikolai

Tal como o pai, Nikolai também foi oficial. Casou-se e teve um casal de filhos: Aleksandr e Natalya.

2.1.13 -Elena Aleksandrovna Pushkina (1890-1943)- A história desta neta de Pushkin é dramática.

Foto de 1910

Elena nasceu quando seu pai, Sasha, estava com 54 anos. Foi educada por sua tia Masha, que não teve filhos. A mesma Masha que serviu de inspiração para Ana Karenina. Masha ajudou Sasha a criar seus filhos desde a morte de sua primeira esposa, Sofia.
Lena, como se chamam as "Elenas",carinhosamente, amigos e familiares, se mudou para a Turquia em 1918: na verdade, ela se exilou por la e se casou com  Nikolai Alekseievitch Fon-der Rozenmayera, um hussardo do regimento de Kiev. Em 1923 partiu para a França, morando em Nice, onde havia muitos imigrantes russos, desde os tempos do império. Aos 44 anos, em 1934, fica viúva, com dois filhos adolescentes. Trabalhou como caixeiro-viajante, para não morrer de fome. Passou muitas dificuldades. Chegou a se prostituir. Possuindo alguns manuscritos do avô poeta em seus guardados pessoais, suas relíquias, vendeu-as em Paris a Lushkin, que apresentou o material na exposição "Pushkin e sua época", em 1937. 

Esteve em contato com Ivan Búnin e esposa, tendo vivido em sua vila "Janette" (em Grasse, sul fa França). Búnin e as memórias desta época são descritas nos "Díarios" de Búnin, que atesta que Anna sofreu muito, muita pobreza e penúria, : dizia ele que o exílio de Anna foi tão sofrido e cruel, que seu rosto lembrava a máscara fúnebre mantida na residência de Pushkin (hoje museu-memorial). "Ela viveu uma miséria incrível, vendendo e revendendo tudo para não morrer de fome e isto", escreveu ele e isto lhe dava muita pena. Ela chegou a viver de esmolas, com uma filha nos braços, Svetlana (Sveta) que, ao crescer, abandona a mãe. Pobre Elena, abandonada pela mãe e pela filha.

Termino a postagem de hoje com Elena, a caçula e a mais sofrida das netas de Pushkin. Para não me estender muito mais, já que a descendência dele é extensa, deixo a parte 2, relativa aos bisnetos, trinetos e tataranetos, para amanha.
Boa noite.




Notas da Milu
_______________________________________________

(1) Estudiosos de Pushkin
(2) 19 pelo calendário juliano (adotado pela Igreja Ortodoxa Russa) e 30 pelo gregoriano.
(3) Lanskaya é a forma feminina dada à família Lansky ou Lanski (traduções dadas no ocidente a este sobrenome)

Fontes pesquisadas:
http://www.calend.ru/person/6133/
http://www.vilniausmuziejai.lt/a_puskinas/grigory_pushkin_1835_1905/index.htm
http://www.1tv.ru/news/world/10112
http://velo17.ru/istoriya-lyitkarino/dva-aleksandra-pushkinyih
http://diglib4.princeton.edu/historic
http://www.liveinternet.ru/users/4000579/post268536493

Nenhum comentário:

GOSTOU DO BLOG? LINK ME

www.russiashow.blogspot.coms