sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Seleção das melhores músicas russas - 1ª parte


Gosto  é uma coisa muito pessoal, ainda mais no tocante à música. São vários os motivos que levam alguém a preferir uma música, aí inserindo, entre tais razões, aquelas de foro íntimo, como recordação de uma pessoa especial, de um determinado momento, de uma determinada época, e por aí afora. Para não ser muito individualista, procurei no motor de busca yandex.ru sites que trouxessem opiniões de russos sobre as melhores canções russas de todos os tempos. O resultado está aqui, para você, amigo do blog. São as indicadas como melhores por publicações especializadas de diversos calibre, entre as mais procuradas pelo público russo. Algumas delas estão entre as minhas canções favoritas, tipo as de Mark Bernes e de Vladimir Vyssotsky. Outras, eu não conhecia, vim conhecer agora, fazendo este post. Gostei. Algumas, devo confessar, não gostei de jeito nenhum, por não fazerem meu estilo, bem como por serem muito "internacionais", ou seja, seu gênero não é russo. É o caso do rock. Mesmo não gostando, postei, por dois motivos: muitos leitores do blog poderão gostar; ainda sendo um gênero importado, ele encontrou um lugar na cultura russa, além de mostrar, em alguns casos, um pouco da vida soviética, já que a quase totalidade das canções é daquele período.



Espero que vocês também curtam, assim o post terá valido a pena para mim.

1.  Кино — «Группа крови» (Kinó - Grupo Krovi (Grupo Sanguíneo): canção integrante da trilha sonora do filme "Igla", de 1988.



2. Что такое осень — «ДДТ» (Chto takóe ocen' - Grupo DDT): do filme "Lednikovy" (glacial), de Andrei Gryazev. Não sei com qual título este filme veio para o ocidente.



3. Город золотой — «Аквариум» (Górod Zolotói - Grupo Akvarium): música da trilha sonora do filme "Assa", de Serguei Solovyov.



4. Поворот — «Машина времени» (Machina Vremini canta "Povorot".Vídeo gravado em Minsk, ainda em tempos soviéticos: 1981).



5. Последнее письмо — « Nautilus Pompilius»: Nautilus canta "Poslednee pis|mo", música da trilha sonora do filme "Brat 2".



6. Напои меня водой — «Неприкасаемые » (Grupo Neprikassaemye canta "Napoi menya vodói")



7. Никто не услышит (Ой-йо) — «Чайф» (Tchaif canta Nikto ne uslyshit )Oi-io)



8. Дорога в облака — «Браво» (Grupo "Bravo"interpreta "Doroga v Oblaka").


9. Кто виноват — «Воскресение» (Kto vinovat, canta grupo Boskrecenie).


10. Красное на чёрном — «Алиса)» (Grupo Alissa, canta ''Krasnoe na tchernom". Este grupo de rock surgiu na antiga Leningrado (São Petersburgo) no ano de 1983, ainda na URSS.



11. Журавли — "Марк Бернес (Mark Bernes, "Juravli", do filme "Quando Voam as Cegonhas"/Letiat juravli). Esta é uma das minhas músicas favoritas.



12.  — Песня о друге - Владимир Высоцкий (Vladímir Vysotski, °Pesnia o drugue", do filme soviético "Vertikal'", no qual o cantor também atuou como ator. Este foi um dos maiores cantores e compositores da Rússia e tem posts sobre ele neste blog.



13. День Победы  — Лев Лещенко (Liev Lechtchenko, Dien' Pobied, música dedicada à vitória na segunda grande guerra. A tradução do título é "Dia da Vitória".



14. Он не вернулся из боя — Владимир Высоцкий (Vladímir Vysotski, "On Ne Vernulsya iz Boya". Do Filme 'Mercedes escapa da perseguição / Мерседес» уходит от погони).



15. Звезда по имени Солнце —  Кино (Grupo Kinó canta "Zvezda po imeni Solntse", do filme "Igla".


16. Поезд в Огне  — Аквариум(Grupo Akvarium interpreta "Poesd v Ogné).



17. Жанна Агузарова — Старый отель



Termino com uma música do cancioneiro popular russo, interpretada pelo Coral Turetskiy: Tchyorny Voron, ou "O Corvo Negro" e ate a próxima postagem.

Fontes:
http://36on.ru/magazine/style/2424-top-luchshih-russkih-pesen-luchshie-russkie-hity
www.youtube.com

3 comentários:

Walkir Gomes Jr disse...

Boa seleção! Mas faltou uma das minhas favoritas: ДДТ - Дождь.
Eu gosto, em especial, de um versão de 1986 que tem um clip onde o Yuri Shevchuk dirige um caminhão que é espetacular...

www.youtube.com/watch?v=RoQppvG8PzQ

Milu disse...

Fica a dica para a próxima postage, Walkir. Valeu.

Anônimo disse...

A melhor página de musica pop Russa do facebook Quer ouvir música pop Russa nesta página https://www.facebook.com/RussianPopMusic

GOSTOU DO BLOG? LINK ME

www.russiashow.blogspot.coms