terça-feira, 22 de setembro de 2015

Direto do túnel do tempo: "Goluboy Ogonyok Em Visita ao Circo de Moscou (1962)



Já postei, por diversas oportunidades, o tradicional "Goluboi Ogoniok", programa de fim de ano russo:

"Goluboy Ogonyok  é uma festa de fim de ano já tradicional na Rússia,desde os tempos da União Soviética, reunindo os melhores cantores e artistas de televisão local, num espetáculo alegre e bonito de se ver. (...)A transmissão é do telecanal Rossya". (postado,aqui neste blog, em 07/01/2013).

Hoje, posto mais um vídeo deste programa, só que  bem antigo, mais precisamente de 1962 - e bem diferente também, já que não levou  apenas os cantores de maior sucesso no país, apresentando, também, atrações do Circo de Moscou. Um espetáculo em branco e preto. 

Apresentação: Liudmila Sukholinskaya e Yuri Blagov.

Entre os artistas circenses se encontram ginastas, acrobatas, palhaços (21:10) - o estúdio de TV se tornou um circo. Alguns dos artistas circenses estão relacionados a seguir. Pode ser que o amigo do blog não conheça a maioria: não faz mal, fica conhecendo. Mas um, com certeza, muitos amigos brasileiros conhecem, já que postei, por algumas ocasiões, vídeos de filmes estrelados por ele. Tais filmes se tornaram populares entre os amantes de cinema: trata-se de Yuri Nikulin, palhaço de circo e renomado ator de cinema que atuou em muitos filmes de Andrei Tarkovski, entre eles em Andrei Rublev, Brilhantovaya Ruka e Prisioneira do Cáucaso. Neste programa, o polivalente ator também canta, interpretando uma "canção de ninar circense" (11:20).
 

Depois de Nikulin, se apresenta o compositor Aleksandr Dolukhanyan, artista soviético premiado, nascido na Armênia eutor de operetas, cantatas, músicas instrumentais.(22:30)

 Neste vídeo o compositor fala um pouco sobre seu processo criativo e apresenta a próxima atração pela cantora Raíssa Nemenova (cantora falecida em 1990) e Yossif Kobzon, que  está na ativa até hoje, aos 78 anos de idade e é figura constante todos os anos no Goluboi.Ambos também atuaram como atores tanto em cinema, como em TV.

 Yossif Kobzon
Raíssa Nemonova
  Próxima atração é Igor Kio: artista de circo, ilusionista. (27:15). Yuri Nikulin participa da cena de transformação da garrafa de leite em garrafa de vodka (32:50). 

 Em seguida ao ilusionista, se apresenta uma importante compositora russa: Aleksandra Pahmutova, hoje com 86 anos. Autora de mais de 400 sucessos, entre eles duas de minhas canções favoritas: 
  • "Belovezhskaya Puzha", que faço questão de postar, aqui, com Anton Makarski, salientando que esta canção ficou muito famosa, já tendo sido postada neste blog antes, com o grupo bielorruso "Pesnyary":
  • Nadezhda, que posto com a cantora Anna Guerman:
  

A seguir, fotos de Pahmutova ao lado do presidente Putin:


Neste programa  Aleksandra participa de um número em queYussef Kobzom se transformam em Che Guevara, com dançarinos vestidos de militares cubanos e ela toca ao piano a música, cantada por Kobzom, "Cuba Meu Amor". (34:39)

Em seguida, o malabarista  Borís Amarantov se apresenta um número fantástico de habilidade e destreza, com muita originalidade.53:35).
 

 Um número que não pode faltar em circos: um domador de tigres: no Goluboi de 1962 o domador era Valter Mikhailovitch Zapainy, falecido em 2007, aos 79 anos de idade.

O programa se encerra com Yossif Kobzon cantando "Adeus Amigos".

Fica aí o vídeo para você conhecer um pouco mais da cultura e da vida na Rússia. Espero que apreciem.

 
Fonte: youtube.com


Nenhum comentário:

GOSTOU DO BLOG? LINK ME

www.russiashow.blogspot.coms