quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Apresentando a bailarina Maia Plissetskaia



Maia Mikhailovna Plissetskaia, nascida a 20 de novembro de 1925, em Moscou, é uma Artista Popular da URSS (agraciada em 1959, bailarina, coreógrafa, escritora e atriz. Agraciada com o título "Heroi do Trabalho Socialista", laureada com o "Prêmio Lenin", condecorada com a "Ordem do Mérito Perante a Pátria".Foi solista e primeira bailarina do Teatro Bolshoi em Moscou. Casada com o compositor Rodion Chtchedrin, hoje com 82 anos. Rodion sobreviveu à Maia, que morreu em 2 de maio deste ano de 2015. Veja foto do casal em 2009:


Rodion é autor de um dos sucessos da esposa, o balé Carmen, de 1967: ele fez um magnífico arranjo para cordas da ópera Carmen, de Bizet. Outros sucessos de Maia também foram de autoria do marido, tais como "Anna Karenina", inspirado na obra de Tolstói.
Maia morreu em Munique.

Maia se atreveu a incorporar dança moderna ao seu trabalho, trabalhando com coreógrafos estrangeiros, tais como os coreógrafos franceses Maurice Béjart e Roland Petit, o que pode ser considerado uma audácia em se tratando do regime em que vivia.

A Rússia, que sempre valoriza os grandes nomes de sua cultura, realizou grandes celebrações nos 80 anos de Maia, em 2005, com uma semana de festividades.

Invertendo a ordem da faixa etária da bailarina, deixo, como primeiro vídeo, um em que Maia já havia atingido seus 50 anos, interpretando o "Bolero de Ravel", com coreografia de M.Béjart.

Agora, os meus favoritos: os clássicos.A morte do  Cisne (1975):

  • Suite Carmen (1978):


Fontes:
 youtbe de Елена Астахова
Canal do Youtubede Dmítry Donskóy
Canal do youtube de Наталья Несмашная

 
http://cccp.tv/video/Tantsy_Maji_Plisetskoj/ 

2 comentários:

Vera Falcão disse...

Oi, Milu, adorei o teu blog, estava procurando material sobre a Rússia e os russos e te encontrei. É difícil ter uma visão mais verdadeira sobre o país e seu povo, penso que as informações daqui são bem autênticas. Acabei de assistir a uma série, The Americans, excelente, sobre um casal russo que vai viver nos EUA e cumpre missões de espionagem durante a Guerra Fria. Vi as 3 temporadas num fim-de-semana e a quarta só vai acontecer em 2016... Aí despertou essa vontade de saber mais sobre os russos, tentar pelo menos, porque há muita coisa falsa ou manipulada, difícil fazer uma triagem. Agora vou me dedicar a ver os filmes indicados, muitos deles estão com os links defasados, mas basta fazer uma nova busca. Enfim, fiquei fã, abraço!

Milu disse...

Oi, Vera, vou tentar recolocar os links para vc. O problema é que eles expiram muito rápido e como não sou eu quem hospeda os filmes, muitas vezes não consigo novos links. Mas prometo fazer uma busca grande e tentar repor o que for possível para você. Abração.

GOSTOU DO BLOG? LINK ME

www.russiashow.blogspot.coms