sábado, 4 de abril de 2015

Propaganda soviética: batom "Cévernoe Ciyanie"


Há algum tempo atrás, iniciei as postagens de propagandas soviéticas, numa tentativa de fornecer melhor ideia da vida do povo da antiga URSS, vida esta envolvida numa série de mentiras, enganos e exageros por parte da propaganda ocidental, carregada dos "tons de cinza" nascidos da guerra fria.

Os reclames soviéticos,  eram  monopólio estatal, estabelecido ainda em 1917, através de decreto intitulado "Da Introdução do Monopólio Estatal sobre os Anúncios". Todo tipo de anúncio, quer na imprensa, quer em cartazes ou em rádio e televisão, era tudo gerado no âmbito do Estado.  Aliás, toda a informação se tornou estatal, com seus prós e contras.Serviam, em grande parte, para fins educativos e de alcance dos planos quinquenais.



A título de curiosidade, fomos buscar a definição de "propaganda" contida em uma das últimas edições da "Grande Enciclopédia Soviética", uma das principais fontes de conhecimento e informação daqueles tempos:

 «A propaganda é um dos meios de enganar(1) os compradores e de, frequentemente, lhes impor produtos inúteis e de qualidade duvidosa."  
Podemos ver aí, quem sabe,uma das contradições do regime? Não e esta negativa é formulada com base em uma outra definição, desta vez da propaganda soviética, formulada por Anastas Mikoyan, um armênio que foi um importante líder do governo soviético desde 1917, até sua aposentadoria, em 1965:


Mikoyan definia que 

"A tarefa da propaganda soviética era dar ao povo a informação exata sobre os produtos à venda, ajudá-los a formular novas demandas, incutir neles  novos gostos e exigências, estimular as vendas de novos tipos de produtos e explicar aos consumidores como usá-los".
 HIsto posto, dá para entender o porquê de, além das propagandas de cunho educativo e político- ideológico, também haverem as de marketing de e diversos artigos de consumo,inclusive os de beleza, acabando com mais um mito: o de que as mulheres soviéticas não eram vaidosas. Claro que eram, e muito, o que provaremos, ainda mais, em um futuro post sobre a moda da extinta União. 

Por hoje, postamos uma  propaganda de um batom super popular na URSS, o "Cévernoe Ciyanie", ou "Brilho do Norte": propaganda bonita e bem feita, considerando-se que o ano de sua produção foi o de 1952, conseguindo transmitir a ideia transmitida pelo nome do produto: realmente, os lábios com este batom ficam tão fulgurantes que, pelo menos para mim, deu vontade de adquirir todas as suas tonalidades.
 


Abaixo, a tradução da propaganda e, a seguir, seu vídeo.
"O batom Cévernoe Ciyanie" te tornará ainda mais atraente, se entre as várias nuances, você encontrar o tom que combina com você".



 Notas da Milu:

(1) A tradução literal do termo "oduratchivania" é fazer de bobo.

Fontes: Post elaborado com base nos links abaixo, traduzidos por mim:

-www.youtube.com
- http://grandhdcns.net/
- http://www.liveinternet.ru/community/4455235/post2422
- http://www.referatbank.ru/market/referat/rw/64272/kontrolnaya-opredelenie-reklamyi-zadachi-printsipyi.html

Sugestão: aos interessados no assunto, aí vai uma matéria muito interessante publicada pela Gazeta Russa:

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