quarta-feira, 17 de abril de 2013

Pelas Muralhas do Kremlin, comMireille Mathieu


Hoje o blog propõe uma visita a Moscou, mais específicamente às muralhas do Kremlin, na companhia da francesa Mireille Mathieu. E Mireille começa o roteiro cantando o Hino da Rússia, cheio de sotaque francês, em plena Praça Vermelha, participando do Festival Internacional de Música  Militar "Spasskaya Bashnya".





Mas o que é Spasskaya Bashnya? 


 Literalmente: Torre do Salvador. Ela é uma das 20 torres que compõem a muralha do Kremlin, mais especificamente - sua torre principal.É a torre do relógio, um dos cartões postais da capital russa.Foi construída em 1491

 As muralhas do Kremlim têm quase 2,5 metros de comprimento, por 19 de altura e 6,5 de profundidade. Possui, assim como torres, 20 portões.As outras pontes são mostradas a seguir, não respeitando seu ordenamento físico ao longo da muralha do Kremlin:

2 - Torre  Borovitskaya

Torre  Borovitskaya

Esta torre fica a sudoeste do Kremlin, indo para o Jardim Aleksandr, bem ao lado de uma grande ponte de pedra. Seu nome, segundo a lenda, vem de uma antiga floresta de pinheiros que cobria  uma das sete colinas, sobre as quais se destaca Moscou. 
 
Mais detalhes desta torre você encontra no vídeo abaixo:

  
3 - Torre  Vodovzvodnaya
 

Torre  Vodovzvodnaya 

Com 61,25 m, a Vodovzdovnaya  data de 1.488. Seu nome deriva da palavra "água" (em russo - 'vodá', uma vez que nela foi construído um poço. Foi construída, também, uma passagem secreta que faz sua ligação com o Rio Moscou. Tem a ver, principalmente, com a instalação de uma máquina que joga água nos jardins do Kremlin.

4 - Tainskaya Torre (ou a Torre Secreta)

Torre Secreta

Com 38,4 metros, sua denominação é meio óbvia: vem do fato de esta torre ser bem escondida.Foi a partir desta torre que começou a construção das paredes do Kremlin e das demais torres.

5 - Torre Sem Nome
 Junto à Torre Secreta fica a Torre Sem Nome, ou Anônima. A primeira das duas torres sem nome.

Torre Sem Nome
Esta torre tem 34,5 metros. De arquitetura bem simples, é uma espécie de 'tenda piramidal' de 4 faces.Sofreu várias reconstruções devido a incêndios.Construída em 1.480.

6 - Segunda Torre Sem Nome

Segunda Torre Sem nome

Torre de 30,20m, construída na mesma época e mais ou menos no mesmo estilo da anterior. Só não descobri porque ambas não foram 'batizadas'.

7 - Torre Petrovsky

Ainda semelhante às torres sem nome vem a Torre Petrovsky, de 27,5 m, também de 1.480:


 Torre Petrovsky

8 - Torre Konstantino-Eleninskaya 

 Torre Konstantino-Eleninskaya


Com 36,8 m de altura, esta torre foi construída em 1490. Seu nome se deve à existência de uma igreja próxima, dedicada aos santos ortodoxos Constantino e Helena.

9 - Torre Oruzheynaya, ou Das Armas 

Torre Oruzheynaya, ou Das Armas

A Torre das Armas foi construída entre os anos 1.493/1.495, com 38,5 metros de altura.Foi assim batizada em virtude de sua proximidade com o Palácio das Armas, sobre o qual falaremos nos próximos parágrafos.

10- Torre Nabatnaya

Torre Nabatnaya

A torre acima se localiza na parte externa das paredes do Kremlin, em frente à famosa Catedral de São Basílio, um dos cartões postais da capital russa.Pode ser traduzida como "Torre do Sino" e se destinava a dar alarme de situações de incêndio. Sua construção data de 1495, durante o reinado de Ivan III. Sua altura é de 38 metros.

11- Torre do Czar

 Torre do Czar

Esta pequena torre, com altura é de 16,7 metros, foi construída em 1680, quase dois séculos depois das outras.Ela ocupou o lugar de uma pequena torre de madeira que, dizem, servia para que Ivan, o Terrível , primeiro czar russo,ficasse observando a Praça Vermelha, o que explica o nome da torre: torre real ou torre do czar.

12- Torre do Senado

Torre do Senado

Com 36, 4 metros de altura, foi construída em 1.490, com projeto do artista italiano Pietro Antonio Solari. Foi batizada como "Torre do Senado" somente em 1.787, após a construção no território do Kremlin do Palácio Senatorial (foto abaixo).


13- Torre de Nicolau
Torre de Nicolau

É a terceira maior torre, com 70,4 metros de altura.Foi construída em 1491, também por Solari, o artista italiano já mencionado. Seu nome se deve a um ícone de São Nicolau colocado sobre os portões. No século XIX esta torre foi reconstruída no estilo gótico e é por isso que se sobressai do restante do conjunto.

Na foto a seguir, vê-se o povo rezando junto ao portão de  Nicolau, junto a torre, em maio de 1918, já perto do final da primeira guerra mundial.


 14- Torre angular Arsenal "Sobakina"

Torre angular Arsenal "Sobakina"

Esta torre, com 60,2 metros e tida como a mais poderosa do complexo de torres do Kremlin, completa a linha defensiva da Praça Vermelha.Foi construída em 1492, com base em projeto do mesmo artista italiano já citado.Sua base tem a forma cilíndrica. No passado, não teve só funções de defesa: em caso de cerco, possuía uma saída secreta para o Rio Neglinnaya, um afluente do Rio Moscou.


É nesta torre que é feita a troca da guarda do Kremlin, espetáculo fantástico.:



15- Arsenal do Meio

Torre   Arsenal do Meio

Сonstruída eentre os anos de 1493 e 1495. Seu nome, assim como o das demais torres 'Arsenal', vem do edifício Arsenal  ('Museu das Armas") do Kremlin, abaixo. Trata-se de um edifício na forma de um trapézio alongado, com um grande pátio, adjacente à muralha. Nele funciona o famoso Museu de Artes Aplicadas da Rússia. Aí se encontram armas históricas, peças de joalheria, insígnias reais, peças exclusivas de artesanato em ouro e prata, enfim, uma verdadeira "arca do tesouro"; funciona, também, uma exposição estatal permanente do Fundo dos Diamantes, com peças super valiosas e raras. É aberto à visitação.


16- Torre da Trindade:


Torre da Trindade

A mais alta das torres do Kremlin, com 80 m. de altura. Data de 1495, projeto do italiano Aleviz Fryazin Velho.Sua porta fica no meio da parede noroeste do Kremlin, em frente ao Jardim Aleksandr. Esta torre é o principal acesso para os visitantes do Kremilin. É a segunda torre mais importante. 

17- Torre Kutafya
Torre Kutafya

A torre data de 1516 e fica em frente à Torre da Trindade, atravessando a ponte Troitsky:

Ponte Troitsky

Baixa, com apenas 13,6 m, ela foi construída rodeada por um fosso e  pelo rio Neglinnoy. Com um único portão que, em momentos de perigo, se fechava  com a parte elevada da ponte, esta torre era um eficiente obstáculo ao acesso inimigo à fortaleza.

18- Torre do Comandante ("Komandantskaya Bashnaya)
Construída em 1495, com 41,25 m de altura. Recebeu o nome de Torre do Comandante pela sua localização próxima à residência do comandante de Moscou.

Torre do Comandante

19- Torre da Anunciação


 Torre da Anunciação

 Localizada nas paredes do Kremlin, a Torre da Anunciação fica às margens do Rio Moscou e oferece uma visão maravilhosa:


Esta torre fica exatamente entre as torres Vodovzvodnaya e Tainitski. Seu nome se deve a um ícone que havia antigamente nesta mesma torre, quando não havia ainda não batizada. Foi construída por volta do ano 1.487 e, por vota de 1680, sofreu uma reforma, que lhe deu a aparência atual.suas extremidades inferiores são típicas te defesa e vigia, com aberturas e parapeito. Em seu interior, nos tempos idos, havia um piso subterrâneo, hoje em dia já semienterrado.

Em 1731, esta torre foi ligada à Igreja da anunciação, pelo arquiteto G. Shedelya. Com este fito, uma torre de vigia foi convertida em torre do sino, com sete sinos e o cata-vento transformado em crucifixo.A torre foi restaurada em 1866.
 No período de Ivan, o Terrível, esta torre abrigou uma prisão. Veja mais detalhes no vídeo abaixo. Para os "russofônicos" o vídeo terá um interesse a mais: eles poderão saber um pouco mais, em russo, da história desta torre.





 20- Torre Beklemichevskaya

Construída em 1487, é uma torre de estrutura circular e seu nome se deve à proximidade do palácio de Beklemichev, que deve ter sido alguém importante, mas que não me dei ao trabalho de pesquisar quem foi devido ao sono.



Neste ponto, volta Mireille Mathieu, cantando um de seus maiores sucessos na Praça Vermelha, em frente à torre principal, Spasskaya Torre:

 


Finalizo deixando vocês com a Mireille cantando uma tradicional canção popular russa -'Podmoskovnye Vecherá" (Noites de Moscou). Ficou lindo demais!



Espero que este post tenha servido para despertar sua vontade de visitar Moscou: com ou sem a presença de Mireille Mathieu "a là-bas", Moscou é sempre uma cidade que encanta nossos olhos e faz bem aos corações.

Nenhum comentário:

GOSTOU DO BLOG? LINK ME

www.russiashow.blogspot.coms