O cinema russo é um dos mais importantes do mundo e possui grandes nomes como, por exemplo,Sokúrov, Dovjenko, Eisenstein, Vertov e Tarkovski. Seus primórdios datam da era czarista, quando foram adaptadas para a tela obras dos grandes clássicos russos, como Tolstoi, Dostoievski e Puchkin.
O grande impulso, no entanto, veio a partir de 1917, devido ao incentivo dado pelo governo bolchevique, que considerava o cinema de grande importância estratégica na propaganda ideológica, o que não significa que os filmes produzidos neste período tenham sido todos eles peças propagandísticas e, por isso, de qualidade duvidosa. Claro que não faltaram filmes que exaltassem o heroísmo do povo soviético, mas foram produzidas obras primas e um cinema de arte de grande qualidade. Datam deste período os filmes de Eisenstein (1898 - 1948) (foto a seguir), como"O encouraçado Potemkin" (de 1925) e "Outubro" (1927).
O primeiro, considerado um marco na montagem cinematográfica, tem por tema um fato histórico importante para a Rússia, que é a rebelião dos marinheiros em 1905. Partindo desta temática, ele é um libelo contra a injustiça social e sobre o poder das revoluções populares. Este aspecto ideológico em nada fez do filme uma obra menor, muito pelo contrário: temática instigante, com técnicas revolucionárias foram os ingredientes para fazer dele uma obra prima.
Eisenstein
"usou técnicas de montagem inspiradas em ideogramas orientais, a fim de criar um sentido através do choque entre duas imagens, aparentemente díspares".Ele utiliza, além dos ideogramas, vários outros símbolos, como é o caso da escadaria de Odessa, cena clássica da quarta parte do filme, que retrata o massacre da população, simboliza a rígida e cruel estratificação social do império russo. Este filme é repleto de cenas de impacto e de efeitos especiais; aliás, cabe ressaltar que este cineasta foi o precursor no uso de efeitos especiais e o Encouraçado Potemkin mostra muitos destes efeitos, como é o caso das cenas iniciais banhadas em luz e alegrias sendo substituídas pelas imagens chocantes da violenta repressão da guarda czarista.A seguir, a sinopse do filme, seu elenco e o próprio filme na íntegra, extraído do Youtube.
Baseado em fatos reais, como já foi sublinhado anteriormente, o filme conta a história de uma rebelião de marinheiros, em 1905, no navio de guerra Potemkin. O que começou como um protesto contra as condições de trabalho, gerou uma rebelião,quando um grupo é condenado à morte após se recusar a comer carne podre,servida no jantar aos marujos. Começa, aí, uma revolta contra o governo . Os marujos erguem a bandeira vermelha e tentam levar a revolução no navio até a sua terra natal, a cidade ucraniana de Odessa.
"exige um espectador ativo, que constrói o sentido na articulação das imagens".
ELENCO:
Aleksandr Pavlovich Antonov -(como Grigory Vakulinchuk)(1898-1962)
Vladimir Barsky — Comandante Golikov (1866-1936)
Grigori Aleksandrov — Oficial-Chefe Giliarovsky (1903 - 1983)
Mikhail Gomorov — Marujo militante (1898 - 1981)
Andrei Andreievitch Fait - recruta (1903-1976)
E ainda:
- Aleksandr Levshin — Oficial
- Konstantin Feldman — Estudante agitador
- Beatrice Vitoldi — Mulher com o carrinho de bebê
Participação especial do próprio Eisenstein, no papel de um morador de Odessa.
Sserguiey Eisenstein fez muitos outros excelentes filmes, entre os quais o já citado "Outubro", sobre a revolução de 1917:
- Para saber um pouco mais sobre o filme, copie e cole o link a seguir na barra de seu navegador:
http://www.pcb21.net/news/cinema-historico-outubro-sergei-eisenstein/
Ou assista ao filme diretamente pelo Youtube:
Também de Eisenstein é "A Greve":
http://pcb-guarulhos.blogspot.com.br/2009/07/greve-sergei-eisenstein.html
Você pode conferir um trecho deste curta de 1925 no vídeo a seguir:
Ainda de Eisentein são os filmes "Alexandr Nevsky" e "Ivan Grozny", sobre o qual já postamos neste blog.
Mais sobre a obra de Eisenstein você vai encontrar no link a seguir, um artigo bastante interessante
a respeito do projeto deste cineasta:
http://www.pco.org.br/conoticias/ler_materia.php?mat=4294
Finalizo esta primeira parte das postagens sobre o cinema russo/soviético, com uma informação importante para não faltar com a verdade: Eisenstein não era russo, era sim um soviético, nascido em Riga, na Letônia.De ascendência russa por parte da mãe, descendia de alemães e suecos por parte do pai.Mudou-se para São Petersburgo aos 7 anos de idade, justamente em 1905, ano da revolução retratada no filme O Encouraçado Potenmkin. Serviu a Revolução de Outubro, participando do Exército Vermelho, o que o separou de seu pai, que apoiava os "brancos", ou seja, o lado oposto ao da Revolução.Esta sua participação ativa no movimento revolucionário não fez dele um cego, não lhe tolheu o censo crítico, ao contrário, teve muitos atritos com Stalin, devido ao seu posicionamento em relação à liberdade de expressão e independência da criação artística.
Morreu em 1948 e está enterrado em Moscou.
FONTES:
http://cineeuropeu.folha.com.br/
http://www.pcb21.net/
www.youtube.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário