O post de hoje é dedicado à despedida de um dos primeiros cantores russos/soviéticos que conheci: Eduard Khil, barítono, conhecido no ocidente como "Trololó", em virtude de um vídeo antigo do cantor que circulou pela internet.
O cantor faleceu aos 77 anos de idade, de acordo com o jornal russo "Vesti" (Notícias). Estava internado em um hospital peterburguense desde o mês de abril com problemas neurológicos e, desde então, sua situação se manteve muito grave.
A popularidade de Khil e sua importância para a música russa é tanta que até o presidente Putin foi levar suas condolências à família do cantor.
Ainda de acordo com o citado jornal, nos anos 60 e 70 Khil foi um dos mais famosos cantores pop da extinta URSS. Nova onda de popularidade veio no ano de 2010 quando, pela internet, circulou um vídeo de 1976 intitulado " Como estou feliz, finalmente volto para casa" ( "Kak ya rad, ved' ya, nakonets, vozvraschaio domoi"). O nome de Khil ficou, para o povo russo e soviético, associado de maneira definitiva às datas festivas:a cada "Goluboi Ogonyok",,(1), a cada data signifativa da União Soviética, surgiam das telas os olhos apertados, meio que maliciosos de Khil, cantando suas populares canções, alegres, otimistas,cheias de vida; outras muito líricas, outras de adeus...Sempre tudo com a simpatia e com um grande sorriso, marca registrada do fascinante Khil.Veja um pouco nos vídeos a seguir:
Sua primeira canção foi composta durante o período da captura de Smolensk pelos nazistas. Neste período, o cantor, ainda criança, foi afastado da família, com ferimentos e, então, escreveu uma canção que contava todo o seu sofrimento com esta longa separação.
No vídeo abaixo, a canção citada no início deste post, que lhe gerou a fama de "Trololo":
Um pouco mais de Khi, você poderá ver no link a seguir, da Agência Vesti, noticiando sua morte. Ideal para os que sabem russo, mas aos que não sabem este idioma e gostam do "Trololo", pode ser interessante ver algumas cenas mais deste tenor:
Finalizando, deixo o leitor com mais algumas fotos de Khil, com a nossa despedida:
(Khil, primeiro da foto, entre astros da canção russa, entre eles, Mikhail Boyarski(de chapéu)
Notas:(1) Programa de fim de ano, que reune os principais nomes da música e do mundo de espetáculos da Rússia; teve início ainda durante a URSS, em 1962.
Fonte: Jornal Vesti
Um comentário:
Lindo Trololo. QEPD
Beijo.
Postar um comentário