sexta-feira, 4 de novembro de 2011

FERIADOS RUSSOS: 4 DE NOVEMBRO, DIA DA UNIDADE NACIONAL

Hoje, na Rússia, é feriado. Comemora-se o "Dia da Unidade Nacional", também chamado "Dia do Acordo e Reconciliação", sendo realizados diversos eventos festivos  em várias localidades do país. O motivo da comemoração é recordar a expulsão de invasores  poloneses de território moscovita, no século XII (1612), quando  uma milícia popular, liderada por Kusmá Minin, de Nizhni Novgorod, e pelo príncipe Dmitri Pojarski, libertou Moscou dos invasores e garantiu o renascimento do Estado russo .  O mais interessante do fato histórico é que o povo russo mostrou sua garra, indo à luta e se auto-libertando, já que a milícia era genuinamente popular.

 
A data coincide com uma festa religiosa dedicada ao "Ícone de Nossa Senhora de Kazan", uma das relíquias mais veneradas pela cristandade ortodoxa na Rússia.Foi com este ícone que o príncipe Dmitri entrou em Moscou, fazendo com que os ortodoxos celebrassem o ícone no  mesmo dia.

 O Império Russo celebrava esta data que, depois da Revolução de Outubro, as autoridades preferiram não recordar mais: talvez por acharem o episódio histórico pouco relevante, mas, também devido ao ícone. A tradição só foi retomada no ano de 2005, sendo oficializada pelo presidente Dmitri Medvedev na cidade de Suzal, no famoso Anel de Ouro. Houve uma cerimônia  em uma capela erguida em homenagem ao príncipe Pojarski.Na ocasião, Medevedev lembrou as várias ocasiões de sua milenar história a Rússia teve  que lutar para restabelecer sua unidade nacional e que naquele 4 de novembro do século XVII o povo russo deu um exemplo real de união, fazendo com que a data fosse especial para o país.

Durante as festividades, são entregues condecorações estatais e recebidos representantes estrangeiros.
Monumento a Kusmá Minin e
Dmitri Pojarski em N.Novgorod
Monumento aos líderes do movimento em Moscou

A comemoração é contestada por comunistas, que reclamam da eliminação do feriado de 7 de novembro, dia da Revolução Bolchevique. Alegam que este feriado de 4 de novembro é por um fato contestável e obscuro, mas que sempre foi comemorado, desde 1649  até 1917.Os comunistas aproveitam a data para realizar protestos pelas antigas repúblicas soviéticas, até porque a festa foi tomada como símbolo da Nova Rússia pelo governo Putin.

Como existem muitas controvérsias sobre a data, nenhuma delas com comprovação suficiente, nosso blog divulga faz este post independente de coloração política, mas como parte de uma tradição do país motivo de ser do Rússia Show...

Para os que falam russo, aí vai o pronunciamento do presidente direto do site do Kremlin:
         

Nenhum comentário:

GOSTOU DO BLOG? LINK ME

www.russiashow.blogspot.coms