sexta-feira, 4 de novembro de 2011

URSS: EXCELÊNCIA NA EDUCAÇÃO

Quase um século após a Revolução de outubro, na Rússia, ela ainda é, sejam quais forem as críticas que lhe façam, um exemplo no campo da educação, incontestávelmente um dos pontos mais positivos na história do século XX. Os bolcheviques pegaram o poder quando o analfabetsmo era a regra no país e passam a trabalhar para a reversão desta regra.No poster acima a gente pode ler o lema que espalharam por toda a URSS:
 "Um analfabeto é o mesmo que um cego: por toda a parte o aguardam malogros e infortúnios"(cartaz de A.Radakov,1920).


A campanha educativa deu certo, com enorme receptividade pelas massas.

Ler e escrever se torna, então, uma imensa vitória para homens, até então, sem a mínima perspectiva na vida. Vitória esta oferecida pelo Estado soviético, ao lado da abolição da miséria, da melhoria da saúde, transportes, da solução do problema de moradia, entre outros tantos problemas essenciais. Isto é incontestável. O estado ofereceu uma educação de excelência indiscutível, proporcionando, ainda, às crianças, educação musical, artística e cultura física.
Que pena que este modelo educacional não tenha sido seguido pelo Brasil, onde educação nunca foi meta prioritária...Onde ainda se trata, em alguns estados, o professor como 'caso de polícia', a exemplo do desgoverno mineiro...

Não acredito em desenvolvimento sem se priorizar a educação. E nosso país ainda tem muitos "cegos", fadados, como os do cartaz soviético, a quedas e acidentes por serem analfabetos, tanto em termos absolutos como funcionais.

Nenhum comentário:

GOSTOU DO BLOG? LINK ME

www.russiashow.blogspot.coms