quarta-feira, 23 de novembro de 2011

BRINQUEDOS RUSSOS: YOZHIK


Há alguns dias atrás uma leitora do blog, a Paula, solicitou posts com brinquedos russos. Demorei um pouco para atende-la, mas aí vai a primeira série destes posts. Inicio com um que me é muito caro, o Yozhik. Em russo esta palavra significa "ouriço" e é isso mesmo: o yozhik é um ouriço fofo, de óculos, flexível, "espinhento" e que fala...em russo, é óbvio. Em uma de minhas viagens para a Rússia, trouxe um para minha filhota, na época já com 17 anos e ela tem, até hoje, o maior xodó com ele, malgrado nele venha escrito que é apropriado para crianças acima de 3 anos.


  
Trata-se de um boneco feito a partir de um dos mais tradicionais desenhos animados russos, do mesmo nome do boneco e que já postei no blog em outra ocasião (ver aqui).
Veja, no vídeo a seguir, uma propaganda, maiores detalhes do boneco:
Ele fala as seguintes frases:
"-Oi, сomo vai?Eu me chamo Yozhik. Sou redondinho e com espinhos(1)
Gosto de colecionar muitas coisas diferentes; por exemplo, eu tinha uma coleção inteira de figurinhas e ainda gosto de cultivar cactus. Eles são tão grandes, verdes e espinhentos."

Aí vão as frases em russo:
Привет как дела? Меня зовут Ежик. Я кругленький и с иголками.  Я очень люблю собирать разные штучки, например, у меня была целая коллекция фантиков. А еще мне очень нравиться выращивать кактусы они такие большие, зеленые и с колючками.
 Além de fofo, o Yoshik é super barato: atualmente está em torno de 500 rublos, o que equivale a  R$29,00, estando disponível em qualquer loja virtual da Rússia.

Em próximos posts prometo mostrar outros brinquedos usados por lá. Por hoje é só.

______________________

Notas: 
(1) literalmente "agulhas"

Nenhum comentário:

GOSTOU DO BLOG? LINK ME

www.russiashow.blogspot.coms