sexta-feira, 25 de novembro de 2011

A ARTE DE VASSILI PEROV

Vasily Grigorevich Peróv nasceu em Tobol'sk (foto abaixo)(cidade para onde foi exilada a família do úlitmo tzar da Rússia), em 02 de janeiro de 1834 (21 de dezembro de 1833 pelo antigo calendário) e morreu em 10 de junho (29 de Maio) de1882.


 
 Seu sobrenome real era Kridener, já que ele era filho ilegítimo do procurador geral de Tobol'sk.
Perov foi um dos membros fundadores do movimento realista russo conhecido como "Peredvizhniki" (Os Peregrinos), que realizava exposições itinerantes  em protesto contra restrições acadêmicas impostas então pela monarquia e formaram uma cooperativa de artistas, que em 1870 se transformou na "Confraria das Mostras Peregrinas de Artes". Dela participavam, além de Peróv, Iliá Repin, Ivan Kramskoi, Nikolai Ge, apenas para citar alguns dos nomes mais notáveis e de maior destaque.
Este não é o primeiro post que faço sobre este artista, um dos que mais aprecio, o que justifica que volta e meia eu retorne a ele. Se destacou muito, também, como retratista (a seguir, seu auto-retrato).

 
 O retrato mais famoso de Dostoievski é exatamente de autoria de Peróv. Foi feito em 1872, em óleo sobre tela, de 99 x 80,5, hoje  pertencente à coleção da Tretyakovskaya Galeria, de Moscou.

Peróv fez este retrato durante o tempo em que o grande mestre de São Peterburgo trabalhava seu romance "Os demônios" e o artista passou para o retrato as características psicológicas do drama, ou seja, o contraste entre a pessoa concentrada, com o rosto frio, imóvel, demonstrando um sofrimento 'glacial' e as mãos cruzadas fortemente, lembrando o período em que o escritor esteve sob algemas, na cadeia de Omsk.A mulher de Dostoievski disse, certa vez, que "Perov captou "o minuto da criação" do escritor, como se ele estivesse olhando para dentro de si mesmo.
Outras obras de Peróv:
- O músico cego - 1864
A Peregrina
Escritor russo Vladimir Dalya - 1872
- A tocadora de realejo parisiense: 1864

- O violonista solteirão: 1865
"Savoyard" - 1863
- Troika: 1866
- A Afogada-1867
 - O Passarinheiro: 1870
- Os velhos: pais junto ao túmulo do filho

- O Botânico: 1874
- O Criador de Pombos: 1874
- O Zelador Autodidata - 1868

 - A menina e a jarra: 1869
 - O garoto se prepara para a briga: 1882

E mais:


fonte de pesquisa:
http://www.tretyakovgallery.ru/
. http://www.hydojnik.ru/
. www.yandex.ru
http://gallerix.ru/

2 comentários:

Morgana disse...

Querida amiga Milu adorei a postagem, bem profunda e realista com suas imagens, um abração de sua amiga Morgana!

Morgana disse...

Querida amiga Milu,
Vim te avisar que o seu contador de visitas o geovisite está abrindo um pou up
de uma cartomante, já aconteceu isso com os meus dois blogs e já avisei outros amigos blogueiros, eu troquei o geovisite pelo revolvermaps e até agora não te me dado nenhum problema.
Se você quiser ver como é o pop up é só você reiniciar o pc, e clicar em um link de seu blog, pois o pop up só aparece uma vez a cada reinicio do PC, abre em uma nova janela.
Espero ter ajudado.Abraços!

GOSTOU DO BLOG? LINK ME

www.russiashow.blogspot.coms