segunda-feira, 10 de outubro de 2011

VIAGEM DE TREM DE MOSCOU A VLADIVOSTOK: UM MUNDO QUE VOCÊ NEM IMAGINA! - 1ª PARTE

clique na foto acima para entrar no trem...

A era virtual proporciona muita coisa boa para quem quiser achar: basta procurar.
Encontrei neste site, uma viagem fantástica de Moscou a Vladivostok, pela Transiberiana.

Antes de embarcar, leia as instruções.

PRIMEIRO PASSO: O link começa com uma caixa cinza, com um botão verde em baixo. Clique nele para a viagem começar bem...
Não se preocupe com o idioma russo, nem o falado (o site é sonoro!) nem o escrito: tudo é muito simples.

ATENÇÃO, APENAS, PARA ALGUNS DETALHES que vão facilitar a sua viagem:

  • Na linha de cima tem o nome das cidades do roteiro, na seguinte ordem:

. Moscou
. Ekaterenburg
. Novosibirsk
. St.Erofei
. Pavlovich
. Vladivostok

Imediatamente abaixo, você verá números: representam os dias da viagem.
No alto, à direita, existem duas setas vermelhas: se você clicar nelas, muda de dia.
Com o cursor você vai movimentando as imagens.

Se clicar na janela, você "abre a janela" e verá a paisagem melhor.

Para "fechar" a janela, basta clicar num retangulo cinza com um "x" logo abaixo das setas vermelhas.

Abaixo, você vai ver pequenos círculos com "bolinhas" cor de rosa dentro. Na ordem representam:

- primeiro retangulo na parte inferior da página: vagão de primeira classe: cada circulozinho rosa que tem vai te mostrar um aspecto deste vagão.

-segundo retangulo: vagão dormitório.

-terceiro retangulo: vagão restaurante.

Pronto, sem nenhum mistério! Todos a bordo e ótima viagem!



Foto da construção da Transiberiana

Os planos originais e financiamento para a construção da ferrovia Transiberiana, para ligar a então capital São Petersburgo à cidade portuária de Vladivostok no oceano Pacífico, foram aprovados pelo Czar Alexandre II em São Petersburgo. O filho dele, o Czar Alexandre III supervisionou a construção. O Czar nomeou pessoalmente Sergei Witte como Diretor dos Assuntos dos Caminhos-de-Ferro, em 1889. Em 1891 o Czar Alexandre III abençoou oficialmente a construção do segmento do Extremo-Oriente da linha em Vladivostok e o primeiro segmento entre Chelyabinsk a Omsk.

 Cheyabinski
 Omsk

Em Março de 1891, o futuro Czar Nicolau II e a Imperatriz Alexandra abriram e abençoaram a construção do segmento do Extremo-Oriente durante a sua passagem por Vladivostok.

A viagem, que sai de Moscou e chega até Pequim, começa aqui, no Terminal Yarolavsky, em Moscou:
 Saindo de Moscou, uma excursão normal vai até Pequim, mas aqui no blog vamos parar em Valdivostok, uma vez que meu objetivo é mostrar a Rússia, país que me fascina.
Difícil para muitos de nós, do ocidente, imaginar a Sibéria com grandes cidades e boa infraestrutura. Normalmente, a imagem que se faz por estas bandas de cá é a de um lugar deserto, ideal para os antigos Gulags. Mas isto é puro engano e uma viagem até lá pode mostrar a dimensão deste engano.

As cidades citadas no início deste post são as que constam do trem virtual que estamos utilizando, mas a linha completa contempla uma gama muito maior de cidades, a saber:
 NORTE:
MoscouNizhni NovogorodKirovPermEkateringurgTiymenOmskNovosibirskKrasnoyarskVladivostok.
SUL
MoscouMuromArzamasKanashKazanEkaterinburgTiynem (ou Petropavlovsk) — OmskBarnaulNovokuznetskAbakan - Tayshet - Bladivostok.
 
HISTÓRICA
MoscouRyazanRuzaevkaSamaraUfaChelyabinsk - KurganPetropavlovskOmskNovosibirskKrasnoyarskVladivostok.

A primeira cidade do roteiro Norte, depois de Moscou, é Nizhny Novgorod, no Volga, sobre a qual já postamos recentemente (clique aqui). 


Saindo de Nizhni Novogorod,o trem ruma para Kirov, cidade muito antiga, cujos primeiros assentamentos datam, segundo estimativas, de 2.500 anos atrás.Se localiza a oeste dos Montes Urais, na Rússia européia. Possui algo em torno de quinhentos mil habitantes (só na cidade) e mais de 700 mil na região da qual ela é o centro administrativo, com o mesmo nome, Kirov. É um importante centro industrial e científico.Sua fundação data, oficialmente, de 1.374, sob o nome de Khlynov, sendo rebatizada em 1780 de Vyatka, devido ao rio às margens do qual a cidade se situa  e, já na URSS, em 0934, de Kirov, em homenagem a um dos revolucionários - Sierguêi Kirov.

Agora, vamos direto para Perm, situada às margens do rio Kama e que também já teve um post a ela dedicado neste blog (ver aqui):

De Perm o trem parte para Ekaterinburg, situada nos Montes Urais, cidade com mais de um milhão e meio de habitantes. Nesta cidade foi executada a última família real russa, dos Romanov (ver no endereço: http://miud.in/Yin).

A seguir, algumas fotos da cidade, uma vez que nosso blog ainda não lhe dedicou nenhum post em especial:


Abaixo: o aeroporto internacional de Ekaterinburg e uma das estações do metrô local:
Próxima parada: Tyumen. Localizada sobre o rio Tura, sendo o mais antigo assentamento russo na Sibéria, desde o século XVI, quando de sua fundação. Esta cidade é destaque na vida cultural russa, com muitas universidades e institutos,  e um dos principais focos da indústria petrolífera do país.
Filarmônica de Tyumen:
Teatro-escola:
Circo:
Centro da cidade:

 Tyumen ontem e hoje, em um pequeno vídeo:



Agora, rumo a Omsk, a cidade onde Dostoievski cumpriu pena, narrada em "Memórias do Subsolo". Com mais de um milhão de habitantes, Omsk se localiza já bem longe de Moscou: a 12700km Sibéria afora.Foi fundada em 1.716, junto ao rio Irtich. Ela é bastante fortificada, pois foi construída para proteger a fronteira russa de ataques nômades.
A cidade é um polo industrial, se destacando indústrias de cerveja, refinarias de petróleo, borracha, energia elétrica, agro-indústria, entre outras.
Partimos, agora, para Novosibirski, considerada a cidade das mulheres mais bonitas do mundo.Localizada às margens do rio Ob e no Mar Negro, possui quase um milhão e meio de habitantes, sendo a terceira maior cidade após as duas capitais..Ao contrário da maioria das cidades desta rota, esta é uma cidade relativamente moderna.Confira no vídeo:


Agora, rumo à Krasnoyarsk, cidade com aproximadamente um milhão de habitantes, fundada em 1628, com muita história p'ra contar. Se situa naconfluência dos rios Kacha e Ienissei_ 
Filârmonica local:

Filarmônica: Sala de Órgão

 Complexo cinematográfico:

Palácio do Esporte:



Ponto de chegada: Vlodivostok! Reta final da Transiberiana em território russo.Situada no mar do Japão, faz divisa com a Coréia do norte e a China.


Termino a postagem com um vídeo de Vladivostok muito especial: cantando Igor Talkov, uma canção linda, uma voz maravilhosa, para uma cidade também muito especial!
Bom passeio!


fontes:
www.youtube.com
www.yandex.ru
http://city-omsk.ru/

Um comentário:

Josiana Leite disse...

Um sonho de viagem e de consumo, rss

GOSTOU DO BLOG? LINK ME

www.russiashow.blogspot.coms