quinta-feira, 13 de outubro de 2011

O CARTÃO POSTAL DE MOSCOU: CATEDRAL DE SÃO BASÍLIO

 Um dos cartões postais de Moscou, a Catedral de São Basílio, completou 450 anos de existência em 12 de julho, mas  as comemorações do evento tiveram a duração de três meses, terminando agora, em outubro.
Magnífico templo, construído na Praça Vermelha no período de Ivan, o Terrível, em homenagem à conquista do Canato de  Kazan e Astracã. Sua construção se deu  entre os anos de 1555 a 1561. 
 Gravura do século XVI
Diz a lenda que Ivan gostou tanto do templo que mandou cegar seu arquiteto (ou os arquitetos), para que não repetisse outra igual, nem semelhante, em lugar algum. De acordo com uma das versões, o arquiteto infeliz foi um conhecido mestre de Pskov (ver a cidade aqui),  Postnik Yakovlev , apelidado de Barma .

Em outra versão, muito divulgada, Barma e Postnik eram duas pessoas diferentes e ambos participaram da construção da Catedral, mas parece que esta versão já não é mais muito aceita. Existe, ainda, uma terceira versão, a de que esta maravilha russa teria sido construída por europeus ocidentais desconhecidos, mais provavelmente  italianos, resultando, assim, num estilo único, que combina a tradicional arquitetura russa com a arte européia do Renascimento. Também esta versão se fragiliza por falta de provas documentais.

Se o arquiteto, ou um dos arquitetos, foi de fato Postnik, isto joga por terra a lenda de que Ivan o teria mandado cegar, já que o mestre de Pskov trabalhou, depois de construída São Basílio, por alguns anos na criação do Kremlin de Kazan.

Os 450 anos desta obra prima arquitetônica  têm que ser muito comemorados, uma vez que, durante toda sua vida, esta Catedral sofreu sérios riscos e sobreviveu a todos eles, com maiores ou menores danos:

- no século 19, Napoleão tentou explodir o prédio, mas a chuva forte apagou o pavio;
- no século 20, os comunistas tinham planos para demolir São Basílio, mas a catedral sobreviveu, e, da Praça Vermelha, assistiu de tudo: desde o funeral de Lênin aos desfiles patrióticos, até o desmoronamento da URSS. Para seus 450 anos, ela foi toda restaurada e está mais linda do que nunca!

Maiores detalhes sobre esta Catedral, você pode ler no Diário da Rússia.
Abaixo, o túmulo de São Basílio:

FESTIVIDADES COMEMORATIVAS:
Em outubro, três cidades russas realizam eventos comemorativos dedicados aos 450 anos da Catedral de São Basílio, de Moscou. Parte destas comemorações foi o "Festival Internacional de Corais", no Museu Histórico da Praça Vermelha. Concomitantemente, o festival é realizado, também, em Suzdal e Nizhni Novgorod.O programa inclui apresentações não apenas de grupos russos, mas, também, estrangeiros. É a alma russa que aflora em acontecimentos deste tipo, já que a cultura local, há séculos,  está o ligada à ortodoxia. Esta ligação, que teve uma pausa nos anos do comunismo(apesar de ter resistido camufladamente), volta, aos poucos, à florescer.Hoje em dia, conforme salienta o  professor Pankratov, do Instituto Glinka, de Nizhni Novgorod, "o canto coral não é tão popular na Rússia como foi no final do século XIX, quando atingiu seu auge", mas, ainda segundo o professor, está voltando paulatinamente a ocupar seu espaço.
A seguir, a liturgia ortodoxa realizada pelo Patriarca  de Toda a Rússia, em 12 de julho. Não levem a coisa pelo lado religioso, por favor, mas pelo lado cultural, para conhecerem uma cerimônia que é a cara da Rússia:
Campanário da São Basílio:

Aproveito o tema e deixo para vocês as igrejas de arquitetura mais original do mundo: reparem que nosso Oscar Niemeyer está lá, como não poderia deixar de ser!(ver aqui).
Até breve!
a
Fontes:
http://www.diariodarussia.com.br/
http://www.nntv.nnov.ru/
http://www.vesti-moscow.ru/

Nenhum comentário:

GOSTOU DO BLOG? LINK ME

www.russiashow.blogspot.coms