terça-feira, 11 de outubro de 2011

E A VIAGEM CONTINUA: VIAGEM DE TREM DE MOSCOU A VLADIVOSTOK: - 2ª PARTE - ROTA SUL


Devido à extensão da vagem e, consequentemente, do post,este tema será matéria de três postagens.A  de hoje, segunda da série, contempla,as cidades da rota Sul , que não estava incluída na rota Norte (postada ontem), a saber:
Sul
Murom — Arzamas — Kanash — Kazan — — Barnaul — Novokuznetsk —Abakan - Tayshet -

Lembramos que o ponto de chegada será, em qualquer das rotas, sempre Vladivostok.
As duas primeiras postagens, a anterior e esta, se destinam a mostrar um pouco das paisagens das cidades situadas ao longo da Transiberiana. O terceiro post deverá mostrar as paisagem vista da estrada, finalizando, com o 4º  e último post, que  mostrará um pouco das cabines do trem.

1º parada do dia: Murom.
 Cidade pertencente à região de Vladímir, no Anel de Ouro.Se situa às margens do rio Oka, a apenas 137 km de Vladímir;faz limite, também, com a região de Nizhni Novgorod.

  Chegando agora  em Arzamaz: distrito de Nizhni Novogorod, meu sonho dourado!
A cidade foi construída por ordem de Ivã Grozni, mais conhecido entre a gente como Ivã, o Terrível. Isto foi no ano de 1552; ou seja, nasceu quase ao mesmo tempo que nosso Brasil. Só que nasceu como cidade fortaleza, durante sua terceira campanha em Kazan.A fundação oficial se deu em 1578. As fortalezas foram construídas  no local de um antigo assentameno morduíno(povo finlandês). A partir de 1812 suas construções foram feitas  no estilo do império para comemorar a vitória russa sobre Napoleão.
A cidade possui uma importante escola de artes, que formou grandes nomes, como, por exemplo, Perov.
Deixo com vocês um vídeo que trás, além das imagens da cidade, uma música linda feita para Arzamaz.

Rumando para Kanash, nossa próxima parada.

Relativamente nova, esta cidade foi fundada em 1891, sob o nome de Shikharanu, passando a se chamar Kanash em 1925. Cidade pequena, tendo em média 50.000 habitantes.Trata-se de uma cidade industrial e, por isso, um dos principais pontos da ferrovia: por sua quantidade de indústrias de  pequeno, médio e grande porte.
Agora, algumas fotos, que falam por si:

-Rua Arbat local:

Rumando para Kazan, já postada em outras ocasiões neste blog.(ver aqui). Para mim, esta cidade é uma das mais lindas do país. Como costumo dizer a seu respeito, sua beleza faz perder o fôlego, mas não vou me estender sobre ela, já que o interessado poderá acessar o post acima referido; só faço questão de frisar que Kazan é,com orgulho, considerada por seus habitantes como a terceira capital russa, por seu desenvolvimento econômico e cultural. 
O vídeo a seguir conta a história da cidade - ideal para os estudantes da língua russa; mas os que não a estudam poderão, também, se deliciar com as belezas da cidade e com aspectos de sua cultura, que o vídeo mostra muito bem.

O vídeo abaixo mostra um pouco mais de Kazan, tendo ao fundo uma melodia linda, na voz da russa Liudmila Sentchina, cantando "Zolushka", música que faz juz à beleza da cidade.



De Kazan o trem parte para  Barnaul:
 Cidade fundada em 1730, na Sibéria Ocidental.Ela é banhada pelos rios Barnaulka e Ob', a cidade tem cerca de 600 mil habitantes e é o centro administrativo da região de Altai. Fica perto do Cazaquistão, China e Mongólia.

Abaixo, Academia Nacional de Cultura e Artes:

Teatro de Drama de Altai:

A avenida acima ainda conserva seu antigo nome: Avenida Lenin. Dela partimos para Novokuznetsk, na área de Kemerovo (ver aqui). Novokuznetsk tem menos de 600 mil habitantes.
Penúltima cidade da rota de hoje: Abakan


Tayshet marca o fim de nosso roteiro de hoje, sabendo que ela te levará direto a Vladivostok, sobre a qual já postamos ontem.
Cidade pequeninha, com mais ou menos 35 mil habitantes.Se situa na parte ocidental da região de Irkutsk. Um detalhe desta cidadezinha, é seu clima, que varia de 17 a 20 graus em julho, a um frio de 30 graus negativos, em janeiro. Vou me deter um pouco mais nesta cidade, por achar interessante mostrar ao leitor do blog  uma aldeia  típica russa, ainda com legados da antiga URSS. Nosso objetivo é mostrar a Rússia como ela é e  :
Rio Bryuza
Prisão antiga
 Acima, região hospitalar
 
 Hospital dos ferroviários
Casa de Saúde

 Centro de Profilaxia

Escola
Aldeia
Centro de Lazer Arco-Íris
 Farmácia na rua Lenin
Complexo de panificação
Residência do centro educaional
Centro Educaional
Loja
Loja de calçados
Edifício residencial
Redação de um jornal

acima, casas de repouso
Fundação Lênin

Até o próximo roteiro!

Fontes:
-vídeos extraídos de www.youtube.com
-http://goldengorod.ru/abakan/ 
https://ru.wikipedia.org/wiki/%D0%9C%D1%83%D1%80%D0%BE%D0%BC
http://www.101hotels.ru/main/cities/Murom/about
wikipedia
  • A maioria das fotos utilizadas neste post foram extraídas dos sites citados e do motor de busca www.yandex.ru

Nenhum comentário:

GOSTOU DO BLOG? LINK ME

www.russiashow.blogspot.coms