sexta-feira, 5 de agosto de 2011

DANÇAS FOLCLÓRICAS RUSSAS




As danças folclóricas russas são muito ricas e variadas. Em outras oportunidades já andei postando alguns vídeos representativos desta arte russa tão maravilhosa, maioria deles com grupos de Moscou e São Petersburgo. Os vídeo de hoje apresentam, entre outros, um grupo de Vlodivastok, o Grupo Thais.
Vladivostok - quase tão distante de Moscou quanto o Brasil( são 9,035 km por terra, 9 horas de vôo) (distância Brasil/Moscou = 13,500km) - situada na fronteira com a China e Coréia do Norte e que possui uma história rica e interessante (já foi dominada pelo império mongol e pela China), merecendo um post a parte. Por enaquanto, fiquem com um pouco da dança local.
Apreciem: vale a pena.


Mas não ficamos só em Vladivostok;vamos dar uma passadinha em S. Petersburgo, para mostrar o Grupo Souvenir,com uma garotada fantástica:


As demais antigas repúblicas soviéticas também possuem suas danças folclóricas. Aí vai um grupo da Bielorrússia, o Jabka( Rã), incrível:


E a dança folclórica da belíssima Geórgia:



Também no estilo bem oriental, como o da Geórgia, é a dança folclórica do Azerbaijão:


Finalizo o post de hoje com a dança tchetchena, para que não fique a impressão errada de que naquela república só tem terrorismo. Tolstoi, que teve a chance de viver no Cáucaso, elogiou muito, em algumas de suas obras, este povo que hoje se tornou, infelizmente, sinônimo de crueldade...

Casamento tchetcheno em Moscou:

Um comentário:

Nina Pilar disse...

oi amiga...
vi todos os vídeos e adorei, já conhecia alguns (tenho um dvd com musicas folcloricas russas, e adoro, presente de um pesquisador russo, em estada no brasil por seis meses, hoje ele mora nos usa), adorei.lindos todos os teus posts...
tenha uma linda noite querida

GOSTOU DO BLOG? LINK ME

www.russiashow.blogspot.coms