domingo, 5 de junho de 2011

SÉRIE PINTORES RUSSOS: MARC CHAGAL

Autoretrato

Já sei que muitos hão de estar me corrigindo: não é Chagal, é Chagall. Então, anotem:em russo, o nome dele se escreve com um l apenas. 

Outros hão de me dizer: ele não era russo, era Bielorrusso e, neste time estará, muito provavelmente, o Alyosha, meu amigo bielorrusso, que complementará sua frase me lembrando que "bielorrusso não é russo"! Claro que bielorrusso não é russo, mas à época em que Chagal viveu (de 1887 a 1985) seu país integrava o Império russo e, posteriormente, a URSS, daí o motivo de incluí-lo neste blog.

Nasceu em Vitebsk, cidade de muitos lagos e rios.Cidade muito antiga: dizem que foi fundada por volta do ano 970. Por tudo que li a seu respeito, esta cidade vale a visita...
 No vídeo a seguir, você verá um pouco mais da terra de Chagal e ouvirá uma linda canção, que canta a Bielorrússia.
Uma excursão virtual pela terra do artista (ótimo para quem está estudando russo, mas o fato de desconhecer o idioma não atrapalha o passeio pelas belas imagens locais):
 Chagal estudou em São Petersbrugo, para onde se mudou em 1906 e lá se casou com Bella Rosenfeld,- judia também bielorrussa, cuja imagem foi uma constante em sua obra.
Chagal e Bella
Agora deixo vocês com algumas das obras de Chagal:

1 - "O Relógio"

 ano: 1914

2-Sobre a cidade
ano:1918
3-Janela na Datcha
ano: 1915

4-Cerimônia de Casamento
ano: 1918
5- "Os Apaixonados"
6-A noiva com o leque
ano: 1911
 7-Eu e a Aldeia
ano: 1911

8-Adão e Eva
ano: 1912
9-Dia do aniversário
ano: 1915

10-O soldado bêbado-1911-1912
10-Retrato da irmã
ano: 1910

Nenhum comentário:

GOSTOU DO BLOG? LINK ME

www.russiashow.blogspot.coms