sexta-feira, 10 de junho de 2011

RELÓGIOS RUSSOS, SHOW DE CRIATIVIDADE


Hoje o espaço foi reservado para os relógios russos e seus modelos diversos. Agradeço a idéia do "cumpadi" Jotakar, twitteiro de primeira hora.

Se você for hoje à Rússia encontrará modelos variados, principalmente na categoria "souvenir", repleta de relógios de diferentes épocas e estilos, desde a era soviética , relógios para mulheres, feitos com a arte 'khokholma", lindos, bem como relógios de parede, de mesa, enfim, o que não falta são estes artigos feitos para medir o tempo mas, que muitas vezes, podem ser usados como objeto decorativo e, outras vezes, apenas como isto...

Começo a postagem com um pouco de história: história da produção de relógios na Rússia. A primeira fábrica de relógios construída por lá foi a "Raketa, criada em 1721, em Petergof , como um lapidário e centro de manufatura de pedras preciosas para fabricação de jóias destinadas à família real.A iniciativa de sua criação coube a Pedro, o Grande. Sua história e evolução não cabem neste post, onde colocamos apenas alguns de seus modelos:

O modelo a acima possui um calendário mecânico, indicando dia do mês e da semana(1), um mecanismo giratório composto de uma 'agulha' que aponta os meses(4 e 2),além de um disco giratório para seleção do ano, numa escala que vai até 2012(3).

Justapondo o ano com o mês, é possível saber em qual dia da semana caiu determinada data. Atualmente, este modelo sai com um mecanismo de quartzo,o que o desvalorizou um pouco.
Em termos de acabamento, ele é todo niquelado,
Outros modelos 'Raketa':
No relógio acima, vê-se a seguinte inscrição:PARTIDO: mente, integridade e consciência de nossa época.

Vistos alguns dos modelos da 'Raketa' e saindo do período de Pedro, o Grande, vamos para o ano de 1764,quando teve início, por ordem de Catarina II, mais conhecida como Catarina, a Grande (e que na realidade era Sophie Friederike Auguste von Anhalt-Zerbst), a criação das primeiras fábricas estatais de relógios, instaladas em Moscou e arredores e em Petersburgo,muito bem equipadas de maquinários e ferramentas específicos e modernos.

Entre 1764 e 1767, o engenheiro russo Ivan Kulibin construiu um ovo em forma de relógio, com um complexo mecanismo automático.
Kulibin

relógio-ovo
Gravura do relógio de Kulibin

Em 1769 Kulibin deu este relógio para Catarina II, que o fez responsável pela oficina mecânica da Academia de Ciências de Petersburgo.O relógio-ovo faz parte do acervo do Hermitage.
Enquanto esteve na oficina da Academia de Ciências, o engenheiro construiu um relógio 'planetário', que mostrava não só a hora mas,também, a o dia da semana, mês, ano e a fase da lua.
Claro que este cientista não ficou conhecido só por fazer relógios em forma de ovo para a imperatriz: deixou mais de 40 inventos que muito contribuíram para a ciência, mas sua marca registrada foi a relojoaria, deixando uma profunda contribuição para o seu desenvolvimento.

Voando no tempo, vamos agora para o início da produção em escala industrial, com equipamentos especiais, só surgida no país no final dos anos 20 do século XX. Antes disto, apesar de alguns avanços, tudo era , principalmente, feito em bases artesanais. Foram realizadas inúmeras tentativas de se criar uma fábrica de relógios nos padrões europeus, sem sucesso.As fábricas estatais,citadas no parágrafo anterior produziram relógios complexos, complicados, caros, muito caros.Muitos relógios de bolso de ouro; além disto, não existiam equipamentos de alta precisão.E a produção que era feita não era em larga escala, o que acarretava a necessidade de se importar relógios.

No início do século XIX, o governo muda sua política, acabando com o financiamento às fábricas estatais Isto, aliado à falta de demanda, as leva a encerrar suas atividades.Na primeira metade deste século não existia fábrica de relógio na Rússia: havia, sim, muitas oficinas conserto e de montagem de pequeno, médio, grande porte, de qualquer porte.Claro, só trabalhavam com peças importadas.
Na época,Moscou era um importante centro de montagem e vendas deste artigo.Também abriram fábriquetas ou oficinas de produção em cidades com bom desenvolvimento material, técnico e profissional, como foi o caso de Tula (terra do Tolstoi),ou em cidades próximas às rotas comerciais, por exemplo, em Astrakhan.
Astrakhan

Ainda na máquina do tempo, vamos para as décadas de 70 e 80 do século XX, quando se passou a produzir relógios de qualidade e a exporta-los para 70 países, inclusive para a Inglaterra, Canadá e outros do chamado primeiro mundo.Todos estes relógios se destacaram pela originalidade e valor estético e técnico. Existem relógios à prova d'agua, com o quais você pode mergulhar a 100 metros, desenvolvidos com fins militares; relógios de madeira; relógios inspirados na era espacial; enfim, originalidade e criatividade, como tudo o que o povo russo faz.

Vejam os relógios a seguir, nas fotos da exposição de 240 da relojoaria russa:
















Maiores detalhes do material exposto ver aqui.

Agora, alguns relógios muito especiais, de autoria da família Branikov(três gerações de mestres nesta arte) (séculos XIX e XX).Seus trabalhos foram reconhecidos e premiados não só na Rússia, mas no mundo todo.Foram os primeiros a fazer relógio de madeira e marfim, em 1837. A primeira obra, um relógio em miniatura, feita por Semyon Branikov, foi dada ao futuro czar na época, Aleksandr II.




Direto de Uglich, às margens do Volga, a Tchayka, fábrica fundada em 1940
fotos acima: Uglich
O nome da fábrica e da marca de relógio por ela produzida significa, literalmente, A Gaivota.A fábrica ainda está em pleno funcionamento.Em 1950 lança a primeira linha de relógios de pulso femininos. Atualmente, já são produzidos relógios em duas linhas: feminino e masculino.A linha da Tchayka foi aprovadas em programas intencionais de quaidade.


O primeiro modelo Tchayka que posto me pertence. É feito em khokholma:

Outros modelos de relógios Tchayka:
A título de curiosidade, um relógio como o acima custa em torno de R$ 400,00.
Mais marcas:

- SSSR (URSS):


- Pobeda (Vitória): dos tempos soviéticos...

- Burevestnik:

- Vostok:

Rossya:
Nele se lê, na parte inferior, 'feito na URSS', me lembrando uma canção do Oleg Gazmanov...
Mais modelos de relógios soviéticos você verá no link a seguir:

Deixo a história da relojoaria soviética para um próximo post, pois sobre ela tem-se muito a dizer. Por hoje, está na hora de encerrar o post, digo isto olhando para meu relógio 'Tchayka': tem mais de uma hora que estou aqui, traduzindo, copiando, digitando...Me cansei e, com certeza, vou cansar o amigo leitor.

Finalizo, deixando um aviso: muito cuidado, quem for para a Rússia, com os relógios comprados de ambulantes: são muito mais baratos, mas funcionam por pouquíssimo tempo..Procure comprar em lojas, mesmo que pague um pouco mais caro.

fontes:
http://www.german242.com
http://www.ussr-watches.ru/
http://www.clockmaker.ru/
http://www.wat4.ru/





Nenhum comentário:

GOSTOU DO BLOG? LINK ME

www.russiashow.blogspot.coms