quarta-feira, 1 de junho de 2011

ACESSÓRIOS CONTRA O FRIO: VALENKI



Créditos para o flash: http://ruvalenki.ru/

Este friozinho que tem feito por aqui me reportou ao rigoroso inverno russo e me fez lembrar as vestimentas que por lá se usa para enfrentar temperaturas que nós, habitantes de terras tropicais, nem conseguimos imaginar.
Dias atrás postei sobre a ushanka, essencial para proteger a cabeça e, principalmente, as orelhas do frio.Hoje vou de 'valienki', nome dado às tradicionais botas e sapatos de feltro, ou lã., mais freqüentemente lã de carneiro.
As valenki atuais se diferenciam muito das antigas, usadas pela geração de Dostoievski, ou mesmo de Lenin, por exemplo. Se diferenciam tanto nos modelos, quanto no glamour. A moda não é estática e na Rússia a coisa não é diferente. No entanto, a moda muda, mas a essência permanece: tanto as modernas, quanto as antigas 'valenki' são super quentes e confortáveis, só que as atuais são ornamentadas, coloridas, chegando algumas a ser verdadeira obra de arte, ao passo que nas antigas prevalecia a cor marrom, cinza e preta, sem ornamentos.

As mulheres de então, usavam quase que direto suas valenki, quer seja para andar na neve seca, para enfrentar o frio e, em caso de terem que andar na lama, calçavam suas 'galochas' por cima.Estas galochas eram feitas especialmente com este fim.

Ainda que mais bonitas do que as valenki antigas, este tipo de calçado é mais rústico e, por isso, vêm sendo substituídas por calçados mais elegantes nos grandes centros russos.Na Sibéria, por exemplo, ela é ainda muito usada, principalmente pelos homens. E existe uma 'discussão' acirrada, sobre o que é preferível usar no frio, botas ou valenki. Pelo que notei, muitas pessoas ainda são pelo conforto e aquecimento das valenki.

Este tipo de calçado teve um papel tão importante na Rússia que em Moscou existe o "Museu Russo da Valenki"

Agora, algumas fotos da valenki:

































MUSEU RUSSO DAS VALENKI
http://www.gorizont.org/muzey/
O vídeo dispensa qualquer comentário.


fontes:
http://www.russkie-valenki.ru/show.html?id=73
http://ruvalenki.ru/
www.yandex.ru

Um comentário:

Meel Katin disse...

Aonde eu posso comprar as VALENKI em São Paulo, Brasil ?

GOSTOU DO BLOG? LINK ME

www.russiashow.blogspot.coms