sexta-feira, 27 de maio de 2011

UM POUCO DA HISTÓRIA DA MÚSICA FOLCLÓRICA RUSSA...

 

A análise do antigo folclore russo é importante para a compreensão das bases históricas da música , bem como para uma abordagem adequada da poesia russa, plena de ritmo e melodia.

Claro que não entendo nada de música e poesia, além do que é possível entender à um leigo apaixonado pelo tema. Assim, tudo o que está contido neste post foi alvo de pesquisa em livros e sites russos, pesquisas estas feitas especialmente para proporcionar ao amigo do blog um pouco mais de conhecimento desta cultura rica e antiga, razão da existência do "Russia Show".

A música russa tem suas peculiaridades melódicas, harmônicas e rítmicas.Algumas canções antigas, do período do século VII ao século XV, aproximadamente, utilizam a "escala pentatônica"(1).Escala semelhante  é encontrada na música folclórica tribal turca das bacias do Volga e do Kama, assim como entre os nativos da Birmânia e da Indochina. Neste sentido, pelo menos um grupo de música folclórica russa está mais para música eurasiana do que para européia.

Na Ucrânia, a escala Pentatônica se evidencia numa pequena quantidade de canções muito antigas e entre outros grupos eslavos seu uso é ainda mais raro.
Interessante observar que a escala pentatônica foi preservada, também, nas canções celtas da Escócia, Irlanda e  região.

Ao que parece, existe um outro grupo de canções antigas russas que segue a tradição da música antiga grega.

No aspecto mais técnico, pode ser acrescentado, ainda, que a música folclórica russa é constituída, principalmente, de elementos polifônicos, onde cada parte é independente da outra, e bonita em si mesma, mas todas as partes, reunidas, servem ao todo.

A canção se inicia com o solista, que interpreta seu tema central.Outros cantores modulam a canção, embelezando-a, formando um contraponto notável, e nisto a música folclórica russa notavelmente se diferencia das músicas folclóricas orientais, cantadas maior parte delas em uníssono.

Continuando com a música da Rússia kievana, além do coral, naquele tempo se admirava muito a música solo, principalmente nos banquetes dos príncipes, onde executavam baladas épicas (bylinis), como, por exemplo, "Canto às Campanhas do Príncipe Igor"(um dos primeiros poemas russos conhecidos/sobre Igor já postamos no blog na série 'dirigentes russos')(aos que sabem russo, o poema está aqui).

Você pode ver, a seguir, uma apresentação do Grupo Ariel c da referida canção aos feitos do Príncipe Igor:imperdível!

A seguir, numa versão mais tradicional:


Neste tipo de canção, maioria das vezes, o próprio cantor se acompanhava no Gusli.  . Em "Príncipe Igor há uma descrição poética do papel do Gusli tais apresentações:
"(o cantor)..colocava seus dedos hábeis nas cordas vivas
E as cordas, como se a glória dos príncipes cantassem...  ".
Evidentemente, havia muitos cantores profissionais na Rússia kievana.Eles iam de uma festa popular a outra, se apresentando não apenas nas festas dos príncipes, mas, também, nas áreas comerciais das cidades e nas feiras e exposições rurais. Eles eram conhecidos, fundamentalmente, como "histriões"(espécie de atores medievais), que trabalhavam em grupos e sua função era preservar a arte popular russa antiga.

Além do Gusli, na antiga Rus utilizavam diferentes instrumentos musicais:
-a "sopilka"instrumento de sopro, da família da flauta, muito usado antigamente na Rússia e na Ucrânia".

(vídeo acima: grupo ucranianao)
-Búben: um antigo instrumento de percursão, da família do tambor ou tamborim.O 'búben' era parte obrigatória das bandas militares

Abaixo, a "dança do búben":

Podemos citar, ainda, o "domra"
 No vídeo abaixo, Nikolai Sivtchuk no "Bayan"(acordeon russo) e Olga Egorova, tocando "domra":

a zurna (original da Armênia):
  um show de "zurna"com Velibekov:
E o gusli, com V.Malyarov, no espetáculo "Concerto para Gusli e Orquestra", uma maravilha que vale a pena escutar :


As bandas eram apoiadas pelos príncipes não só para fins marciais mas, também, para festas de diferentes motivações.
Finalizo a postagem, deixando para vocês um pouco mais de gusli, que amo de paixão:


 Notas:
(1) conjunto de todas as escalas formadas por cinco notas ou tons.

Nenhum comentário:

GOSTOU DO BLOG? LINK ME

www.russiashow.blogspot.coms